Área Metropolitana Lisboa

Informação Detalhada

Transforme-se num especialista em conquistar e reter clientes!!

 

A prospeção e fidelização de clientes são pilares fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Com as estratégias certas, é possível identificar oportunidades, atrair clientes e criar relações duradouras que impulsionam o crescimento das empresas.

 

Enquadramento

O percurso Prospeção, Captação e Fidelização de Clientes integra o Programa "Qualificação para a Internacionalização" que tem como objetivos qualificar recursos humanos nos domínios da internacionalização e do comércio internacional e desenvolver cadeias de valor em Portugal, reforçando as competências profissionais de ativos. 

 

Objetivos

Este curso permitirá a cada um dos participantes:

  • Prospecção e seleção de clientes - identificação de clientes-alvo nos mercados internacionais, avaliação do potencial de compra dos clientes atuais e elaboração de planos de prospecção internacional, incluindo critérios de análise, acompanhamento e avaliação.
  • Comunicação e fidelização - realização da prospecção e comunicação com clientes/parceiros potenciais, definição de ofertas comerciais adaptadas aos mercados internacionais e aplicação de técnicas de fidelização para estabelecer parcerias contínuas.
  • Globalização e internacionalização - identificação de oportunidades e riscos da globalização e internacionalização, implementação de estratégias de marketing-mix internacional conforme regulamentação vigente e gestão de pagamentos e riscos de crédito no comércio internacional.
  • Vendas e negociação internacional - identificação das funções e competências do profissional de vendas em contexto internacional, aplicação de técnicas de venda presencial, digital e telefónica, e técnicas de negociação considerando fatores culturais.
  • Gestão intercultural - importância da cultura na gestão e no comércio internacional, impacto das diferenças culturais na comunicação e gestão, e estratégias eficazes para relacionamento em negócios multiculturais.

 

Conteúdos Programáticos - vide Plano de Formação

  • UFCD 11004 - Avaliação, seleção de mercados e clientes internacionais
  • UFCD 7494 - Práticas de comércio internacional
  • UFCD 11005 - Negociação e gestão de vendas em contexto internacional
  • UFCD 8018 - Gestão e comunicação intercultural

 

Destinatários

  • Ativos empregados, maiores de 18 anos, detentores de habilitações académicas iguais ou superiores ao 12º ano ou que não tenham concluído o ano terminal do ciclo formativo de nível secundário, ou que estejam em processo de RVCC de nível secundário, residentes na área Metropolitana de Lisboa;
  • Ativos desempregados, maiores de 18 anos, inscritos no IEFP, detentores de habilitações académicas iguais ou superiores ao 12º ano ou que não tenham concluído o ano terminal do ciclo formativo de nível secundário, ou que estejam em processo de RVCC de nível secundário, residentes na área Metropolitana de Lisboa;

 

Recursos / Requisitos

  • Para participar nesta ação, que decorre através da Plataforma da DUAL, que utiliza a tecnologia ZOOM, com sessões síncronas em videoconferência / webconferência, os formandos necessitam de ter os seguintes equipamentos:
    • Portátil / computador, acesso a internet (utilizar apenas o browser Chrome, Firefox ou Edge), web câmara e auriculares, ou colunas e microfone.

 

Avaliação

  • Avaliação contínua de participação em aula:
    • Módulos de 25h - realização de 1 teste escrito e/ou prático final
    • Módulos de 50h - realização de 1 teste escrito e/ou prático intermédio e 1 teste escrito e/ou prático final
  • Para a conclusão com sucesso, é necessário um resultado positivo na avaliação e uma assiduidade mínima de 90% de duração total do curso.

 

Preço

  • Participação gratuita - curso financiado pelo Programa Regional Lisboa 2030.

 

Apoios

  • Subsídio de alimentação, igual ao da função pública, 6,00€ por cada dia de formação, desde que se assista no mínimo a 3h de formação/dia e a formação decorra fora do horário de trabalho;
  • Seguro de acidentes pessoais, desde que a formação decorra fora do horário de trabalho.
  Data 11 setembro 2025

  Local E-Learning - Lisboa e Vale do Tejo

  Plano de Formação Clique Aqui

 Horário 11.09.2025 a 09.02.2026 | 2ª, 3ª e 5ª feiras das 19h00 às 22h00

 Duração 175h

 Certificação
Após conclusão do curso com aproveitamento, os participantes obtêm um certificado de qualificações emitido pelo SIGO estabelecido pelo Ministério da Economia e Emprego e Ministério da Educação e Ciência, Percurso de curta e média duração do programa Qualificação para a internacionalização do Catálogo Nacional de Qualificações (Prospeção, Captação e Fidelização de Clientes)

Cursos relacionados

Área Metropolitana Lisboa

Internacionalização

Internacionalização - Fundamentos

  02-04-2025

  E-Learning - Lisboa e Vale do Tejo

  Gratuito

Área Metropolitana Lisboa

Internacionalização

Logística Internacional

  09-09-2025

  E-Learning - Lisboa e Vale do Tejo

  Gratuito

Área Metropolitana Lisboa

Comportamental e Recursos Humanos

Gestão e Liderança

  21-01-2026

  E-Learning - Lisboa e Vale do Tejo

  Gratuito

Área Metropolitana Lisboa

Internacionalização

Mercado Internacional e Meios Digitais

  18-02-2026

  E-Learning - Lisboa e Vale do Tejo

  Gratuito

Área Metropolitana Lisboa

Comportamental e Recursos Humanos

Gestão e Finanças

  26-03-2026

  E-Learning - Lisboa e Vale do Tejo

  Gratuito

Área Metropolitana Lisboa

Internacionalização

Tendências e Análises de Mercado

  28-04-2026

  E-Learning - Lisboa e Vale do Tejo

  Gratuito

Área Metropolitana Lisboa

Comportamental e Recursos Humanos

Inovação na Liderança

  20-05-2026

  E-Learning - Lisboa e Vale do Tejo

  Gratuito

Área Metropolitana Lisboa

Internacionalização

Internacionalização - Fundamentos

  Gratuito