Área Metropolitana Lisboa
Informação Detalhada
Transforme-se num especialista em conquistar e reter clientes!!
A prospeção e fidelização de clientes são pilares fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Com as estratégias certas, é possível identificar oportunidades, atrair clientes e criar relações duradouras que impulsionam o crescimento das empresas.
Enquadramento
O percurso Prospeção, Captação e Fidelização de Clientes integra o Programa "Qualificação para a Internacionalização" que tem como objetivos qualificar recursos humanos nos domínios da internacionalização e do comércio internacional e desenvolver cadeias de valor em Portugal, reforçando as competências profissionais de ativos.
Objetivos
Este curso permitirá a cada um dos participantes:
- Prospecção e seleção de clientes - identificação de clientes-alvo nos mercados internacionais, avaliação do potencial de compra dos clientes atuais e elaboração de planos de prospecção internacional, incluindo critérios de análise, acompanhamento e avaliação.
- Comunicação e fidelização - realização da prospecção e comunicação com clientes/parceiros potenciais, definição de ofertas comerciais adaptadas aos mercados internacionais e aplicação de técnicas de fidelização para estabelecer parcerias contínuas.
- Globalização e internacionalização - identificação de oportunidades e riscos da globalização e internacionalização, implementação de estratégias de marketing-mix internacional conforme regulamentação vigente e gestão de pagamentos e riscos de crédito no comércio internacional.
- Vendas e negociação internacional - identificação das funções e competências do profissional de vendas em contexto internacional, aplicação de técnicas de venda presencial, digital e telefónica, e técnicas de negociação considerando fatores culturais.
- Gestão intercultural - importância da cultura na gestão e no comércio internacional, impacto das diferenças culturais na comunicação e gestão, e estratégias eficazes para relacionamento em negócios multiculturais.
Conteúdos Programáticos - vide Plano de Formação
- UFCD 11004 - Avaliação, seleção de mercados e clientes internacionais
- UFCD 7494 - Práticas de comércio internacional
- UFCD 11005 - Negociação e gestão de vendas em contexto internacional
- UFCD 8018 - Gestão e comunicação intercultural
Destinatários
- Ativos empregados, maiores de 18 anos, detentores de habilitações académicas iguais ou superiores ao 12º ano ou que não tenham concluído o ano terminal do ciclo formativo de nível secundário, ou que estejam em processo de RVCC de nível secundário, residentes na área Metropolitana de Lisboa;
- Ativos desempregados, maiores de 18 anos, inscritos no IEFP, detentores de habilitações académicas iguais ou superiores ao 12º ano ou que não tenham concluído o ano terminal do ciclo formativo de nível secundário, ou que estejam em processo de RVCC de nível secundário, residentes na área Metropolitana de Lisboa;
Recursos / Requisitos
- Para participar nesta ação, que decorre através da Plataforma da DUAL, que utiliza a tecnologia ZOOM, com sessões síncronas em videoconferência / webconferência, os formandos necessitam de ter os seguintes equipamentos:
- Portátil / computador, acesso a internet (utilizar apenas o browser Chrome, Firefox ou Edge), web câmara e auriculares, ou colunas e microfone.
Avaliação
- Avaliação contínua de participação em aula:
- Módulos de 25h - realização de 1 teste escrito e/ou prático final
- Módulos de 50h - realização de 1 teste escrito e/ou prático intermédio e 1 teste escrito e/ou prático final
- Para a conclusão com sucesso, é necessário um resultado positivo na avaliação e uma assiduidade mínima de 90% de duração total do curso.
Preço
- Participação gratuita - curso financiado pelo Programa Regional Lisboa 2030.
Apoios
- Subsídio de alimentação, igual ao da função pública, 6,00€ por cada dia de formação, desde que se assista no mínimo a 3h de formação/dia e a formação decorra fora do horário de trabalho;
- Seguro de acidentes pessoais, desde que a formação decorra fora do horário de trabalho.