Área Metropolitana Lisboa
Informação Detalhada
Desenvolva estratégias de marketing eficazes e inovadoras e leve o seu negócio além-fronteiras!!
Domine as ferramentas essenciais do marketing digital e do comércio internacional para potenciar o sucesso da sua empresa internacionalmente. Aprenda a monitorizar e avaliar o desempenho das suas campanhas, otimize a sua presença digital e maximize as oportunidades de negócio num cenário global, utilizando a ciência de dados, CRM analytics, marketing digital e e-commerce internacional.
Enquadramento
O percurso Mercado Internacional e Meios Digitais integra o Programa "Qualificação para a Internacionalização" que tem como objetivos qualificar recursos humanos nos domínios da internacionalização e do comércio internacional e desenvolver cadeias de valor em Portugal, reforçando as competências profissionais de ativos.
Objetivos
Este curso permitirá a cada um dos participantes:
- Ciência de dados - conhecer o conceito e a sua aplicação prática nas organizações e importância da transformação de dados em informação para decisões estratégicas.
- Ferramentas de análise e indicadores - identificação de ferramentas de análise de dados, definição de KPIs de vendas e gestão de serviços, estruturação de dashboards.
- Nova economia e comércio digital - conhecer os impactos da nova economia, transações comerciais digitais (B2C, B2B, B2A), ferramentas de e-commerce.
- Plano de marketing digital - dominar as ferramentas para aumentar o Brand Awareness, meios digitais, seleção de canais e ferramentas, organização de recursos e implementação do plano.
- Monitorização e avaliação - dominar as ferramentas para monitorização, critérios e indicadores de avaliação, análise de dados, de desvios e aplicação de medidas corretivas, acompanhamento do cumprimento de objetivos.
- Negócio online e internacionalização - conhecer os requisitos para criação de negócios online, pressupostos para exportação digital, condições de integração em marketplaces internacionais, desenvolvimento de estratégias para aumento de vendas e fidelização de clientes internacionais.
Conteúdos Programáticos - vide Plano de Formação
- UFCD 11006 - Ciência de dados no comércio internacional
- UFCD 10868 - CRM analytics
- UFCD 10784 - Gestão da presença empresarial nas redes sociais
- UFCD 9214 - Marketing Digital
- UFCD 11007 - Desenvolvimento de planos de marketing digital
- UFCD 11008 - Monitorização e avaliação de planos de marketing
- UFCD 11009 - E-commerce internacional
Destinatários
- Ativos empregados, maiores de 18 anos, detentores de habilitações académicas iguais ou superiores ao 12º ano ou que não tenham concluído o ano terminal do ciclo formativo de nível secundário, ou que estejam em processo de RVCC de nível secundário, residentes na área Metropolitana de Lisboa;
- Ativos desempregados, maiores de 18 anos, inscritos no IEFP, detentores de habilitações académicas iguais ou superiores ao 12º ano ou que não tenham concluído o ano terminal do ciclo formativo de nível secundário, ou que estejam em processo de RVCC de nível secundário, residentes na área Metropolitana de Lisboa;
Recursos / Requisitos
- Para participar nesta ação, que decorre através da Plataforma da DUAL, que utiliza a tecnologia ZOOM, com sessões síncronas em videoconferência / webconferência, os formandos necessitam de ter os seguintes equipamentos:
- Portátil / computador, acesso a internet (utilizar apenas o browser Chrome, Firefox ou Edge), web câmara e auriculares, ou colunas e microfone.
Avaliação
- Avaliação contínua de participação em aula:
- Módulos de 25h - realização de 1 teste escrito e/ou prático final
- Módulos de 50h - realização de 1 teste escrito e/ou prático intermédio e 1 teste escrito e/ou prático final
- Para a conclusão com sucesso, é necessário um resultado positivo na avaliação e uma assiduidade mínima de 90% de duração total do curso.
Preço
- Participação gratuita - curso financiado pelo Programa Regional Lisboa 2030.
Apoios
- Subsídio de alimentação, igual ao da função pública, 6,00€ por cada dia de formação, desde que se assista no mínimo a 3h de formação/dia e a formação decorra fora do horário de trabalho;
- Seguro de acidentes pessoais, desde que a formação decorra fora do horário de trabalho.