Área Metropolitana Lisboa
Informação Detalhada
Domine a análise de mercado, antecipe tendências e tome decisões estrtégicas para impulsionar o seu negócio a nível internacional!!
Antecipe tendências através da análise de mercados, garantindo decisões estratégicas mais assertivas. Aprenda a posicionar o seu negócio, identificar oportunidades, avaliar riscos e selecionar mercados com maior potencial, integrando práticas de sustentabilidade e economia circular para uma internacionalização bem-sucedida
.
Enquadramento
O percurso Tendências e Análises de Mercado integra o Programa "Qualificação para a Internacionalização" que tem como objetivos qualificar recursos humanos nos domínios da internacionalização e do comércio internacional e desenvolver cadeias de valor em Portugal, reforçando as competências profissionais de ativos.
Objetivos
Este curso permitirá a cada um dos participantes:
- Estudos de mercado e análise - planeamento e execução de estudos de mercado, análise de resultados, acompanhamento da evolução comercial e do mercado e aplicação de técnicas de análise estratégica em contexto nacional e internacional.
- Segmentação e comportamento do consumidor - identificação das formas de segmentação de mercados, estudo dos comportamentos de consumo, análise de estratégias de seleção de produtos e tendências de comportamento social e de mercado.
- Cultura do consumo e criatividade - identificação dos desafios culturais do consumo face às transformações tecnológicas, caracterização do papel dos criativos na sociedade e no mercado, e interpretação da relação entre a criação de produtos e as estratégias de marketing.
- Internacionalização e inteligência de negócios - conhecimento dos processos de internacionalização da economia e empresas portuguesas, utilização de metodologias para avaliação e comparação de mercados de destino do comércio e investimento direto português no exterior, e aplicação de ferramentas para escolha de mercados-alvo.
- Marketing nacional e internacional - aplicação de técnicas de marketing numa perspetiva estratégica e organizacional, planeamento e execução de estudos de mercado nacionais e internacionais, desenvolvimento de planos de marketing internacional e articulação entre estratégia de marketing e internacionalização.
- Sustentabilidade e economia circular - identificação da importância da sustentabilidade nos mercados internacionais, reconhecimento de oportunidades sustentáveis, explicação dos requisitos de sustentabilidade, utilização de normativos internacionais e desenvolvimento de planos sustentáveis para a internacionalização.
Conteúdos Programáticos - vide Plano de Formação
- UFCD 0376 - Marketing - mercado e posicionamento
- UFCD 11013 - Estudos e análises de mercado
- UFCD 7905 - Tendências e comportamento de consumo
- UFCD 11014 - Análise de risco, seleção de mercado e modos de presença
- UFCD 11015 - Economia circular e sustentabilidade - internacionalização
Destinatários
- Ativos empregados, maiores de 18 anos, detentores de habilitações académicas iguais ou superiores ao 12º ano ou que não tenham concluído o ano terminal do ciclo formativo de nível secundário, ou que estejam em processo de RVCC de nível secundário, residentes na área Metropolitana de Lisboa;
- Ativos desempregados, maiores de 18 anos, inscritos no IEFP, detentores de habilitações académicas iguais ou superiores ao 12º ano ou que não tenham concluído o ano terminal do ciclo formativo de nível secundário, ou que estejam em processo de RVCC de nível secundário, residentes na área Metropolitana de Lisboa;
Recursos / Requisitos
- Para participar nesta ação, que decorre através da Plataforma da DUAL, que utiliza a tecnologia ZOOM, com sessões síncronas em videoconferência / webconferência, os formandos necessitam de ter os seguintes equipamentos:
- Portátil / computador, acesso a internet (utilizar apenas o browser Chrome, Firefox ou Edge), web câmara e auriculares, ou colunas e microfone.
Avaliação
- Avaliação contínua de participação em aula:
- Módulos de 25h - realização de 1 teste escrito e/ou prático final
- Módulos de 50h - realização de 1 teste escrito e/ou prático intermédio e 1 teste escrito e/ou prático final
- Para a conclusão com sucesso, é necessário um resultado positivo na avaliação e uma assiduidade mínima de 90% de duração total do curso.
Preço
- Participação gratuita - curso financiado pelo Programa Regional Lisboa 2030.
Apoios
- Subsídio de alimentação, igual ao da função pública, 6,00€ por cada dia de formação, desde que se assista no mínimo a 3h de formação/dia e a formação decorra fora do horário de trabalho;
- Seguro de acidentes pessoais, desde que a formação decorra fora do horário de trabalho.