Relatório Anual DUAL 2022

2022 Relatório Anual ANOS 1983 - 2023 histórias de qualificação

RELATÓRIO ANUAL DUAL | 2022 2

RELATÓRIO ANUAL DUAL | 2022 3 Índice 1- DUAL – Visão Global 4 2- DUAL – Em 5 minutos 8 3- Dados Organizacionais – 2019, 2020, 2021 e 2022 15 3.1- Qualificação de Pessoal 16 3.2- Funcionamento da DUAL e Organigrama 16 4- Condições Físicas 19 4.1- Instalações e Equipamentos 19 4.2- Sistema Informático 19 4.3- Processo de Seleção de Formandos 22 5- Projetos em 2021 23 5.1- Qualificação Inicial 23 5.2- Qualificação Contínua 24 5.2.1 Projetos Intraempresa 26 5.3- Marketing 28 5.3.1- Escolas 28 5.3.2- Ex Alunos 34 5.3.3- Eventos 34 6- Dados Físicos 35 6.1- Qualificação Inicial 35 6.1.1- Volume de Qualificação Inicial 35 6.1.2- Volume de Formação Inicial na DUAL Lisboa 37 6.1.3- Volume de Formação Inicial na DUAL Porto 38 6.1.4- Volume de Formação Inicial na DUAL Portimão 39 6.2- Formandos em Qualificação Inicial 39 6.3- Turmas de Qualificação Inicial 41 6.4- Empresas Formadoras 42 6.5- Qualificação Contínua 42 6.5.1- Volume de Formação da Contínua 42 6.5.2- Formandos na Qualificação Contínua 44 6.5.3- Turmas da Qualificação Contínua 45 7- Conclusões Finais 46

5 1. DUAL: VISÃO GLOBAL 4 Qualificação Inicial Em 2022, foram muitos os jovens que se candidataram aos cursos de qualificação inicial da DUAL – 643 – mais 21% do que no ano anterior, o que demonstra o aumento do interesse dos jovens pelos cursos que a DUAL ministra em Lisboa, Porto e Portimão. Por outro lado, com o fim da situação pandémica, as feiras de orientação vocacional presenciais, realizadas nas escolas, mas também organizadas por Câmaras Municipais e outras instituições (Futurália, Qualifica, Start Work, etc), voltaram a ocorrer, o que permitiu a divulgação dos cursos de uma forma mais personalizada, já que para além do contato pessoal, os candidatos também puderam ver e experimentar tarefas dos vários cursos que a DUAL ministra. Ficou demonstrado que as feiras de orientação vocacional são o principal meio de divulgação e recrutamento de jovens para os cursos. Mais de 900 jovens frequentaram os cursos de formação da DUAL, durante o ano de 2022 e o número de empresas interessadas em receber formandos subiu 3,6% quando comparado com o ano anterior. No total 348 empresas acolheram formandos para a realização da formação prática em contexto de trabalho. Estiveram em funcionamento 54 turmas. Abertura pela primeira vez do curso de Técnico/a de Mecatrónica de Motociclos na DUAL Porto e do curso de Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores na DUAL Lisboa, ambas as turmas com 20 formandos cada. O total do volume de formação da qualificação inicial foi de 724.979,5 horas: Lisboa: 278.098 h, Porto: 330.007h e Portimão: 116.874,5h. A taxa de empregabilidade após seis meses da conclusão dos cursos foi de 92%. Os pedidos de folhetos e informações sobre qualificação, por parte das escolas e instituições ligadas à orientação e encaminhamento de jovens, totalizaram 4004, mais 9,8% do que no ano 2021 e ao longo do ano realizaram-se, no total, 208 apresentações em feiras de orientação em Lisboa, Porto e Portimão. Oclubedos ex-alunos tem 10.239membros entre ex-formandos da qualificação inicial e qualificação contínua, o que demonstra o interesse dos formandos emmanter uma ligação com a DUAL. Qualificação Contínua Em 2022, mais de 3800 adultos frequentaram os cursos de qualificação contínua ministrados pela DUAL. Sendo que destes, 390 frequentaram cursos de formação intraempresa, 3069 cursos de formaçãomodular e 383 cursos interempresa. 1

Estiveram em funcionamento 30 turmas de qualificação interempresa, mais 50% do que no ano anterior, 93 turmas de formação intraempresa, mais 21% do que em 2021 e 118 turmas de formação modular financiada. No total funcionaram 241 turmas na área da Qualificação Contínua. Em 2022, o total do volume de formação correspondeu a 125.040horas. Continuação da execução da candidatura da Formação Modular na DUAL Porto e na DUAL Lisboa. Os cursos de formação modular são de participação gratuita e destinamse maioritariamente a ativos empregados e incluem ações nas áreas Automóvel, Comportamental & RH, Comunicação e Marketing Digital, Gestão e Administração, Hotelaria, Informática, Programação, Manutenção, Logística, Línguas, Comercial, Produção e Planeamento e Técnica. Desenvolvimento de novos cursos para apoiar candidatos ao concurso para recrutamento de 180 postos de trabalho na carreira de inspeção e auditoria. Foram desenvolvidos: o curso de Preparação Para a Prova de Conhecimentos de Ingresso na Categoria de Inspetor Tributário e Aduaneira e o curso de Processo de Seleção - Testes de Avaliação Psicológica e Entrevista de Seleção. No total participaram 98 formandos, sendo que vários dos participantes nos cursos foram selecionados para ingressar na carreira de Inspetor Tributário. Realização de 127 exames TELC de língua alemã, mais 41% do que em 2021 e de 80 exames de língua inglesa, mais 31% do que no ano anterior, ficando demonstrado a importância da certificação das línguas atualmente no nosso país. Serviço às Empresas Em 2022, a DUAL prestou os seguintes serviços às empresas: • Três processos de recrutamento e seleção: administrativo/a para a CME e técnicos de revestimento de telhados para a Hildebrandt, todas as funções são desempenhadas na Alemanha. Para a TEDI, localizada no Porto realizou-se um processo de recrutamento e seleção de um administrativo/a com competências linguísticas de alemão; • Traduções de documentos em várias línguas (inglês, francês e espanhol); • Projetos de formação intraempresa junto de empresas que se candidataram a medidas de apoio, nomeadamente à modalidade de formação Cheque-formação (medida de apoio IEFP IP) • Apoio e execução da formação, inserida numa candidatura ao Programa FormAlgarve da empresa Conrad Algarve. DUAL Visão Global RELATÓRIO ANUAL DUAL | 2022 5

Projetos O Grupo de Trabalho do Mediterrâneo, criado em 2015 com o objetivo de troca de experiências entre as AHKs e o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas reuniu em 2022, por duas vezes virtualmente. Este grupo inclui as AHKs doMediterrâneo, como Tunísia, Egipto, Espanha, Grécia, França, Itália e Portugal, e o DIHK (Confederação das Câmaras de Comércio e Indústria Alemãs e a sua heterogeneidade permite uma abordagem à formação sobdiferentes perspetivas e a partilha de experiências com base em realidades muito diferentes. Durante as reuniões, as AHKs tiveramoportunidade de partilhar experiências e informações relativas às atividades que cada uma das Câmaras desenvolve na área da Qualificação Profissional. O próximo encontro do grupo será presencial e decorrerá em Portugal, no Porto, em outubro 2023. Conclusão do projeto “Coordenadores” que se enquadra no âmbito da cooperação bilateral entre o Ministério da Educação Alemão (BMBF) e os Ministérios Portugueses da Educação (ME) e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS). Este projeto foi financiado pelo BMBF (Ministério Federal de Educação e Pesquisa Alemão) e teve como objetivo a conceção de um referencial de Formação de Coordenadores / Responsáveis Pedagógicos, bem como a realização e avaliação de 2 ações de formação piloto, de forma a validar o referencial desenvolvido. Colaboram diretamente no projeto formadores 1. DUAL: VISÃO GLOBAL 6

RELATÓRIO ANUAL DUAL | 2022 7 deambospaíses, especializadosnessamatériae foramparceiros a Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), e o BIBB (Instituto Federal Alemão para o Ensino Profissional). Em 2022 teve início o Projeto Management & Leadership in the area of digital transformation – the case of Hospitality Industry, (M&LDT), no âmbito do programa Erasmus+. Este projeto é coordenado pela DUAL, o serviço de formação da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (Portugal e, conta com a participação da Escola de Formação Profissional Alemã em Espanha (FEDA) e do Centro de Formação na Alemanha Bildung und Berufliche Qualifizierung gGmbH (BBQ) e pretende funcionar como uma plataforma de partilha de boas práticas, por um lado do que se realiza em termos de formação de jovens e adultos e por outro, dos procedimentos levados a cabo pelas empresas clientes dos parceiros do projeto, para fazer face às novas exigências do mercado de trabalho em especial às recorrentes da transformação digital. Em 2022 realizaram-se dois encontros internacionais, um em Portimão, subordinado ao tema “Key Skills for Digital Transformation in the Hospitality Industry” e outro em Tenerife em que o tema central foi “Implementation of Digital Transformation and Sustainability Processes in the Hospitality”.

2 DUAL Em 5 minutos

RELATÓRIO ANUAL DUAL | 2022 9 Qualificação Inicial - Em 2022, foram muitos os jovens que se candidataram aos cursos de qualificação inicial da DUAL, 643, mais 112, do que no anoanterior,oquedemonstraointeressedos jovenspeloscursos que a DUAL ministra em Lisboa, Porto e Portimão. Em Portimão e no Porto, considerando as necessidades das empresas em contratar técnicos qualificados nestas áreas, iniciou-se pela primeira vez, a divulgação do curso Técnico/a Comercial e Técnico de Mecatrónica de Motociclos, respetivamente. - Durante o ano de 2022, mais de 900 jovens frequentaram os cursos de formação da DUAL: - Em 2022 estiveram em funcionamento 54 turmas, mais 2% do que em 2021; - Foram 336 as empresas que receberam formandos; -Iniciou-se pela primeira vez, uma turma de Técnico/a de Mecatrónica de Motociclos na DUAL Porto e uma turma de Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores em Lisboa, correspondendo assim às expetativas das empresas que precisam de pessoal qualificado nestas áreas, mas também aos interesses dos jovens; - Foram 348 as empresas que receberam formandos, mais 12, do que no ano anterior; - O total do volume de formação da qualificação inicial foi de 724.979,5 horas: Lisboa – 278.098 horas | Porto – 330.007 horas | Portimão – 116.874,5 horas; - Taxa de empregabilidade após seis meses da conclusão dos cursos foi de 92%; - Os pedidos de folhetos e informações sobre qualificação, por parte das escolas e das instituições ligadas à orientação e encaminhamento de jovens, totalizaram 4004, mais 9,8% do que em 2022; - Realizaram-se, no total, 208 apresentações em feiras de orientação em Lisboa, Porto e Portimão. Em 2022 todas as apresentações/feiras decorreram presencialmente, ao contrário do que tinha acontecido nos últimos dois anos, em que apenas foi possível a participação virtualmente. Para além das feiras organizadas pelo Inspiring Future, voltaram a ser organizadas feiras de orientação, por Câmaras Municipais, escolas e outras entidades; 2019 2020 2021 2022 Apresentações em Escolas e Feiras de Orientação 253 280 209 208 Palestras 0 0 1 0 Folhetos sobre Qualificação Profissional 3521 3123 3647 4004 Visitas ao Centro DUAL 528 0 10 81 Contatos Telefónicos 752 842 1427 745 Reuniões 45 1 3 56 TGA TMCA TMAA TAG TMI TEAC TGT TE TMM TCP TRB RH Total Nº Formandos 44 38 271 124 21 39 1 20 14 33 26 9 643

2. DUAL: EM 5 MINUTOS 10 Qualificação Contínua Em 2022: - 3.842 adultos participaram nos cursos de qualificação contínua. Sendo que destes, 390 frequentaram cursos de formação intraempresa, 383 cursos interempresa e 3069 cursos de formação modular. Estes últimos são cursos de participação gratuita financiados pelo Lisboa 2020 e/ou POISE 2020 e destinam-se a ativos empregados e desempregados; - Os cursos de formação no âmbito da medida Apoio à Retoma, não se realizaram, pois, estes cursos corresponderam a uma das medidas implementadas pelo governo para responder à crise económica provocada pela situação pandémica vivida em 2020/2021; - Estiveram em funcionamento 30 turmas de qualificação interempresa, mais 10 turmas do que no ano anterior; - 93 turmas de formação intraempresa, mais 16 turmas que em 2021 - 118 turmas de formação modular financiada; - No total funcionaram 241 turmas na área da Qualificação Contínua; - O total do volume de formação correspondeu a 125.040h: Tipo de Formação Lisboa Porto Portimão Total Tipo de Formação 2022 2021 2022 2021 2022 2021 2022 2021 FM 1671 1641 1398 1190 0 0 3069 2831 QC 202 79 93 55 88 88 383 222 QIE 108 201 231 153 51 51 390 405 AR 0 1126 0 0 0 693 0 1819 Total 1981 3047 1722 1398 139 832 3842 5277 - O clube dos ex-alunos tem 10.239 membros entre exformandos da qualificação inicial e qualificação contínua. 2019 2020 2021 2022 Clube Ex-Alunos 8.932 9.246 9.729 10.239

RELATÓRIO ANUAL DUAL | 2022 11 - Continuação da execução da candidatura da Formação Modular na DUAL Lisboa e na DUAL Porto. Os cursos de formação modular incluem ações nas áreas Automóvel, Comportamental & RH, Comunicação e Marketing Digital, Programação, Manutenção, Gestão e Administração, Hotelaria, Informática, Logística, Línguas, Comercial, Produção e Planeamento e Técnica; - Realização de 127 exames TELC de língua alemã e de 80 de língua inglesa. Eventos - Open Day, em Lisboa, Porto e Portimão em formato híbrido, com transmissões live através das redes sociais da DUAL e a possibilidade de visitas presenciais. Este dia teve como objetivo demonstrar aos jovens, professores, orientadores vocacionais e público em geral, as atividades desenvolvidas pela DUAL. Virtualmente e presencialmente, através de testemunhos de formandos, formadores e empresas formadoras, transmitidos em direto ou através de posts, foi demonstrado quais as principais funções/tarefas de cada profissão que a DUAL ministra. Houve o envolvimento de todos os formandos, formadores e empresas formadoras e no total mais de 600 pessoas assistiram em direto e/ou presencialmente ao Dia Aberto da DUAL Lisboa, Porto e Portimão; - Entrega de Diplomas, aos formandos que terminaram os seus cursos em 2021 e 2022, na DUAL Lisboa, Porto e Portimão, já que em2022, voltamos às Cerimónias presenciais. Este evento único para toda a DUAL, contou com a participação de formadores, formandos e seus familiares e responsáveis do IEFP; - Participação dos formandos da DUAL Portimão em eventos solidários e como responsáveis pelo serviço e confeção de almoços, jantares e coffebreaks, emvários eventos, organizados por entidades públicas e privadas; - Dias Culturais, em Lisboa, Porto e Portimão. Durante o ano, os formandos e formadores da DUAL tiveram a oportunidade de participar em diversas atividades culturais, desportivas e visitas de estudo de carácter social, cultural e pedagógico. Estes dias culturais têm como objetivo o convívio entre formandos e formadores, mas também a vivência de experiências enriquecedoras a nível pessoal, social e cultural, bem como o contacto com as necessidades das empresas e dos diversos contextos sociais geradores de emprego, destacam-se as seguintes atividades: - Torneios de Futebol - DUALRun – Corrida /Caminhada Solidária - Palestras e seminários, como a: “4ª Tertúlia DUAL - “Mulheres nos Desportos Motorizados: desafios e experiências”, “Gestão do Orçamento”, “Prevenção do Fraude”, “Sou Aluno de um Profissional e vou para a Universidade!”, “Regime de Impostos em Portugal” - Magusto - Halloween - Participação dos formandos da DUAL Lisboa, Porto e Portimão na pré-seleção do Campeonato das Profissões, que decorreu durante o mês de setembro e posterior participação no Campeonato Regional em dezembro dos candidatos préselecionados. A DUAL contará com a participação de quatro candidatos no Campeonato Nacional das Profissões

- Workshop Mecânica de Competição com o Fausto Nunes (Faustune), durante o mês de julho, Fausto Nunes, um dos mais conceituados e experientes preparadores portugueses de automóveis de competição, já que foi mecânico na mítica equipa Diabolique Motorsport, onde integrou a equipa do piloto português Joaquim Santos, aceitou o convite para partilhar os seus conhecimentos com os formandos do curso de mecatrónica da DUAL Porto. Durante 2 dias, em várias sessões, falou-se de tudo: mecânica, carros de competição, rallys, formação … - Webinar: “O Teletrabalho e os seus Novos Desafios” onde se debateram as principais alterações introduzidas no regime do teletrabalho; - Participação do diretor da DUAL, Eng.º Elísio Silva como orador, em vários workshops e palestras. 2. DUAL: EM 5 MINUTOS 12 que irá decorrer em março em Portimão, nas profissões de Mecatrónica Automóvel, Receção de Hotel, Cozinha e Pastelaria e Restaurante/Bar; - Em 2022, a DUAL contou com a visita de várias personalidades ligadas à área da formação. A 15 de março, o Vice-Presidente do IEFP, Dr. António Leite, visitou aDUAL Portimão. Emmaio, aDUAL Lisboa recebeu uma delegação alemã composta por deputados e conselheiros do parlamento do Estado da Saxónia que integram a Comissão dos Assuntos Sociais e da Coesão Social. Também a Ministra de Estado Petra Köpping acompanhou a delegação. Com um programa bastante extenso e abrangente, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã em conjunto com a Embaixada alemã, um dos dias foi dedicado ao tema do “Recrutamento de trabalhadores qualificados, educação escolar e formação profissional, desemprego (jovem) e inclusão”. E foi nesse âmbito que a delegação visitou a DUAL, tendo sido recebida pelo seu diretor que apresentou as atividades que esta desenvolve, tanto na formação inicial de jovens, como na qualificação e requalificação de adultos. Também o sistema de educação e formação profissional em Portugal e o seu enquadramento no sistema de ensino foi apresentado de forma resumida. A DUAL Porto, recebeu a visita da Assistente da Diretora do DIHK Service GmbH. - Realizaçãoe participação emvários Seminários eWorkshops, nos quais se salienta:

RELATÓRIO ANUAL DUAL | 2022 13 Alterações e Inovações - Atualização do conteúdo programático do curso de Técnico/a de Mecatrónica Automóvel em Lisboa e no Porto considerando as inovações em relação aos veículos elétricos, que têm ocorrido nos últimos anos. Os cursos de Técnico/a de Eletrónica Automação e Computadores, Técnico/a de Manutenção Industrial e Técnico/a de Eletrónica e Automação e Técnico/a de Apoio à Gestão, também tiveram alterações nos seus conteúdos de forma a integrarem módulos na área da programação e aplicações informáticas para corresponder às necessidades do mercado de trabalho. No curso de Técnico/a de Cozinha/Pastelaria foi acrescentado um módulo na área da comunicação e reclamações; - Na formação de adultos continuou-se a apostar na formação em E-learning, com aulas síncronas em resposta às necessidades e expetativas dos formandos e empresas, que demonstraram preferência por este regime de formação em detrimento da formação presencial; - No âmbito da Qualificação Contínua, desenvolveram-se novos cursos de forma a corresponder às necessidades das empresas e do público em geral, como o curso de Preparação para a Prova: Conhecimentos de Ingresso na Categoria de Inspetor Tributário e Aduaneira e o curso de Processo de Seleção - Testes de Avaliação Psicológica e Entrevista de Seleção; - Continuação da parceira com o AP Hotels & Resorts para equiparem um dos apartamentos da DUAL Portimão, no âmbito do projeto Hotel DUAL; - Continuação da parceria com a Universidade do Algarve para desenvolvimento de uma Pós-graduação na área da Gestão Hoteleira e de um CET nesta área; - Assinatura de um Protocolo de cooperação com a SEA – Agência de Empreendedores Sociais, com o objetivo de dar a conhecer oferta formativa da DUAL ao nível da formação de jovens e adultos, aos utentes da agência. Por outro lado, os jovens que frequentam os cursos da DUAL Lisboa, Porto e Portimão, poderão frequentar os laboratórios de domótica das Fábricas do Empreendedor, em Lisboa, Porto e Lagoa; - Estabelecimentodeumaparceriacomo InstitutoSuperiordeManuel Teixeira Gomes, ISMAT de Portimão, para desenvolvimento de uma Pós-graduação na área da Gestão Hoteleira e de um CET nesta área.

Vinte e quatro pessoas constituíram a equipa da DUAL, ao nível da Qualificação Inicial e Contínua. Sete colaboradores na DUAL Lisboa, oito na DUAL Porto, cinco na DUAL Portimão e quatro nos serviços centrais da DUAL. No total, duzentos e vinte e quatro formadores colaboraram com a DUAL, no desenvolvimento das suas atividades formativas. 3 Dados Organizacionais 2019, 2020, 2021 e 2022 2019 2020 2021 2022 DUAL Técnicos 4 4 4 4 Administrativos 0 0 0 0 Estagiários 0 0 0 0 Total 4 4 4 4 DUAL Lisboa Técnicos 2 2 2 2 Administrativos 4 4 5 5 Formadores 51 82 86 97 Estagiários 1 2 2 2 Total 58 90 95 106 DUAL Porto Técnicos 2 2 2 2 Administrativos 6 6 6 6 Formadores 48 45 50 68 Estagiários 2 2 1 2 Total 58 55 59 78 DUAL Porto Técnicos 2 2 2 2 Administrativos 4 4 4 3 Formadores 55 50 69 59 Estagiários 0 0 1 2 Total 61 56 76 66 Total Técnicos 10 10 10 10 Administrativos 14 14 15 14 Formadores 154 177 205 224 Estagiários 3 4 4 6 Total 181 205 234 254

RELATÓRIO ANUAL DUAL | 2022 15 Em 2022, ocorreram algumas alterações na equipa da DUAL: - Saída em maio de 2022, da coordenadora de Projetos Fátima Pires. Com o término dos Projetos VetNet, a diminuição dos projetos com a Alemanha e a automatização de vários processos administrativos inerentes á execução dos projetos internacionais no qual a DUAL está envolvida, considerou-se que não haveria necessidade de manter esta função específica. Por outro lado, os projetos nos quais a DUAL participa, estão sempre relacionados com um tema coordenado pelas colegas da Qualificação Inicial ou Qualificação Contínua. O controlo da execução dos projetos manteve-se tal como até aqui na direção. - Em agosto de 2022, a administrativa Sophia Soares, da DUAL Lisboa, tambémdeixou a equipa. Como término dos protocolos estabelecidos com o IEFP no âmbito da Medida Apoio à Retoma e da candidatura de formação modular e não havendo perspetiva de nenhum programa de financiamento em Lisboa, considerou-se que o volume de trabalho existente não justificava a renovação do contrato de trabalho que tinha sido celebrado, considerando o aumento significativo do volume de trabalho que resultou da execução da candidatura da formação modular e dos vários protocolos estabelecidos com o IEFP no âmbito da Medida Apoio à Retoma. - Na DUAL Portimão, em 2022, a equipa na área administrativa estabilizou com o regresso da licença de maternidade da Joana Capelinha no final de 2021 e a consequente saída da Daniela Silva que estava a substituir a colega, durante o período da licença de maternidade. Esta situação explica a diferença de um administrativo na DUAL Portimão entre 2021 e 2022. Analisando o quadro geral dos colaboradores verifica-se que o número de formadores aumentou na DUAL Lisboa e na DUAL Porto em 2022. No total mais 29 formadores colaboraram com a DUAL, 11 na DUAL Lisboa e 18 na DUAL Porto. O aumento do número de formadores deveu-se essencialmente ao fato de que em 2022, terem sido ministrados novos cursos, que até então não tinham sido realizados, como o curso de Preparação Para a Prova de Conhecimentos de Ingresso na Categoria de Inspetor Tributário e Aduaneira, o curso de Processo de Seleção - Testes de Avaliação Psicológica e Entrevista de Seleção, o curso de Técnico/a de Mecatrónica de Motociclos e outros no âmbito da execução das candidaturas de Formação Modular em Lisboa e Porto. Com a execução destes novos cursos foi necessário contratar formadores com outro tipo de competências. Na DUAL Portimão, ocorreu a situação inversa pois na Qualificação Contínua, não houve formação financiada, neste sentido verificou-se uma ligeira diminuição do número de formadores que colaboraram com a DUAL Portimão em 2022, menos 10 do que no ano anterior. Em outubro de 2022, iniciou funções na DUAL Lisboa, o Eduardo Curado, com a função de Auxiliar/Vigilante, com o objetivo de apoiar a equipa no controlo das salas de formação, comportamento dos formandos da qualificação inicial, idas ao correio e trabalho administrativo. Esta função é desde 2014, exercida por António Silva na DUAL Porto. O número de estagiários a colaborar com a DUAL aumentou em 2022. Em setembro, a Alexandra Silva, formanda do curso de Técnico de Gestão Administrativa, juntou-se à equipa da DUAL Porto, para apoiar no trabalho administrativo referente à qualificação inicial. A DUAL Portimão, na área da qualificação inicial, viu reforçada a sua equipa, com a entrada do estagiário Ricardo Gonçalves, do curso de Técnico de Apoio à Gestão, também em setembro. A equipa da DUAL, em 2022 apresentava uma média de idades de 42,5 anos. As idades dos colaboradores variaram entre os 22 e os 65 anos.

3.1 Qualificação de Pessoal A equipa da DUAL é constituída por colaboradores qualificados em diversas áreas: gestão, engenharia, línguas e literaturas modernas, pedagogia, psicologia, entre outras. Os formadores que colaboram com a DUAL, para além de possuírem habilitações literárias que lhes permitem ministrar os cursos para os quais são contratados, têm experiência em ministrar cursos de qualificação e também têm experiência profissional na área em que ministram formação, o que permite que estabeleçam mais facilmente a ligação entre os conhecimentos teóricos e a sua aplicação na prática. Os formadores também apostam na sua qualificação frequentando anualmente cursos de qualificação, mestrados, pós-graduações e mesmo doutoramentos, o que lhes permite aumentar e/ou atualizar os seus conhecimentos. Uma das políticas de recursos humanos da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã é apostar no desenvolvimento pessoal dos seus colaboradores. Neste sentido, anualmente, em parceria com os colaboradores e considerando o desenvolvimento da função é definido um plano de qualificação contínua, que tem como principais objetivos: aumentar a motivação e satisfação dos colaboradores; elevar o compromisso dos colaboradores em relação aos objetivos da CCILA; aumentar a performance, eficácia e eficiência da CCILA e obter colaboradores mais qualificados e flexíveis. Em 2022 os colaboradores da DUAL, frequentaram emmédia 40 horas de formação, participando em várias ações desenvolvidas e estruturadas com base nas suas necessidades: - Atualizações do HumanTrain e HumanPortal - Atualizações do Humantrain e HumanPortal – Contabilidade - Atendimento em Língua Inglesa - Benchmarking – Marketing Qualificação Contínua - Inteligência Emocional - Gestão do Stress - Comunicação Interpessoal e Assertividade - Gestão do Tempo / Metodologias de Trabalho - Inglês Conversação - Lean Office - Ferramentas de Programação Neurolinguística - A ISO 9001: 2015 e a Gestão de Risco - Saúde Mental na Adolescência - Formação de Coordenadores de Formação - Código dos Contratos Públicos - Primeiros Socorros - Prevenção e Combate a Incêndios e medidas de Evacuação - Especialização E-formador Em2022, as ações de formação, daqualificaçãocontinua, intraempresa, interempresa e modular continuaram na sua maioria em formato E-Learning e neste sentido, continuaram a ser organizadas ações de formação para os formadores. Foram organizadas várias ações dos seguintes cursos: - Sala Virtual – Zoom - Elaboração de Testes e Perguntas 3.2 Funcionamento da DUAL e Organigrama Elísio Silva é o diretor da DUAL, o serviço de qualificação profissional da Câmara Luso-Alemã, garantindo o seu funcionamento, gestão financeira e de recursos materiais e humanos. Acumula esta função com a de coordenador da qualificação inicial a nível nacional e com a de gestor da qualidade, sendo responsável pela gestão, desenvolvimento, conceção, planeamento e controlo da atividade de qualificação (controlo financeiro e controlo de qualidade). 3. DADOS ORGANIZACIONAIS: 2019, 2020, 2021 E 2022 16

RELATÓRIO ANUAL DUAL | 2022 17 A equipa de marketing está integrada na Direção da DUAL. Promove a qualificação profissional inicial junto das Escolas do Ensino Básico e Secundário e dos jovens em geral, com o apoio da equipa da qualificação inicial, nomeadamente com a coordenação do gabinete de orientação profissional, que para além desta tarefa, é também responsável pelo processo de seleção e pela orientação profissional dos candidatos e dos formandos. Faz apresentações aos alunos e professores das escolas sobre os cursos de qualificação inicial demonstrando-lhes uma alternativa de sucesso à via universitária. Distribui material informativo e recolhe as inscrições. É ainda responsável pela divulgação da qualificação inicial e contínua pelos jornais, do público em geral e das empresas, bem como junto dos associados da Câmara utilizando os meios tradicionais de envio de folhetos publicitários e correspondência, anúncios, os meios eletrónicos, apresentações e reuniões pessoais. Realiza inquéritos às empresas e visitas personalizadas com o objetivo de analisar as suas necessidades de qualificação, desenvolvendo um plano de intervenção para o ano seguinte com base nos resultados apurados. Organiza eventos no âmbito das atividades da CCILA para as empresas de caráter social, cultural e temático, onde promove a instituição e ausculta os potenciais clientes sobre as necessidades de qualificação. É ainda responsável pela avaliação da satisfação de formandos, formadores e entidade formadora. O controller financeiro, a contabilidade geral e específica e os serviços informáticos e técnicos, são da responsabilidade do departamento administrativo/financeiro. Este departamento está integrado na direção da DUAL, mas também pertence à direção da CCILA, tal como os recursos humanos que são responsáveis pelo plano de qualificação interna, análise de satisfação dos colaboradores e análise e descrição de funções, tendo como objetivo último o desenvolvimento profissional de cada colaborador. Também integrado na Direção da DUAL, está a coordenação dos RH, que é responsável pela elaboração do plano de formação, levantamento de necessidades de formação e avaliação da formação, atualização dos processos dos colaboradores, análise de satisfação e elaboração e atualização do manual de acolhimento. A organização da qualificação inicial ocorre sob a supervisão do coordenador de qualificação inicial, com o apoio de assistentes administrativas/os. Constituição de turmas, recrutamento de formadores, elaboração de horários e gestão da ocupação das salas de formação, colocação dos formandos nas empresas de apoio à alternância, elaboração e manutenção dos dossiers técnicopedagógicos, elaboração e reprodução de material pedagógico, processamento de pagamentos a formandos e formadores são algumas das tarefas realizadas. Também as reuniões pedagógicas e de avaliação, bem como o acompanhamento junto das empresas de apoio à alternância requerem a presença regular do coordenador. Os cursos de qualificação contínua podem ser ministrados numa empresa (qualificação intraempresa), ou serem frequentados por pessoas em nome individual, ativos empregados e/ou desempregados, ou de diversas empresas (interempresa, vida ativa e formação modular). A sua organização ocorre também sob a supervisão de três coordenadores, um por cada centro, havendo também uma coordenadora a nível nacional. Os coordenadores são apoiados por assistentes administrativas/os. A constituição de turmas, o recrutamento de formadores, elaboração de horários e gestão da ocupação das salas de qualificação, elaboração e manutenção dos dossiers técnico-pedagógicos, elaboração e reprodução de material pedagógico, processamento de pagamentos a formandos e formadores e a avaliação da satisfação de formandos e formadores é da sua responsabilidade. Também as reuniões pedagógicas e de avaliação requerema presença regular do coordenador da qualificação contínua. Os coordenadores são ainda responsáveis pela aquisição de formados para os cursos de qualificação contínua e formação modular e de empresas para realizar cursos de qualificação intraempresa. Em 2017, de forma a ajudar a DUAL a adaptar a sua atividade à realidade das empresas e público em geral, foi criado um Conselho Consultivo, constituído por representantes de empresas alemãs e portuguesas, representativas das áreas em que a DUAL atua. Em reuniões regulares as empresas dão opiniões sobre a atividade da DUAL e o seu funcionamento, o que permite à DUAL ter uma ideia exata do que as empresas precisam em termos de formação e do que as mesmas consideram que é necessário a DUAL melhorar em termos de funcionamento.

Organigrama Funcional da DUAL a 31.12.2022 TK - Thorsten Kötschau AC - Ana Costa AF - Ana Faria AfS - António Silva AR - Anabela Rodrigues CO - Cátia Oliveira DV - Dulce Vieira EC - Elisa Curado Marques EP - Eunice Parente ES - Elísio Silva EvP - Eva Pereira FL - Fátima Lopes GF - Graça Fonseca GL - Genita Lopes IF - Isabel Faria IS - Inês Santos JC - Joana Capelinha JoB - Joana Bastos LP - Lídia Pinto MC - Magda Cavaco Sequeira MG - Mónica Gomes MP - Miguel Pedrosa RS - Raquel Sousa SaM - Sandra Modesto SCM - Suzi Cristina Moreno SL - Sónia Lima VT - Vera Tavares WZ - Wojtek Zmudzki 3. DADOS ORGANIZACIONAIS: 2019, 2020, 2021 E 2022 18

RELATÓRIO ANUAL DUAL | 2022 19 4 Condições Físicas 4.1 Instalações e Equipamentos Tal como nos anos anteriores, ao longo de 2022 a DUAL comprou material pedagógico específico para os cursos de qualificação inicial, formação modular, qualificação intraempresa e interempresa, de forma a permitir aos formandos a aquisição de conhecimentos teórico-práticos de acordo com as mais recentes inovações e desenvolvimentos. Em 2022 na DUAL Lisboa, destaca-se a compra de novas bancadas e equipamentos para o laboratório de eletrónica, obras de remodelação e modernização da oficina de Mecatrónica Automóvel e criação de um novo espaço oficinal orientado para a serralharia e sala de apoio à formação teórica. Também ocorreu a substituição da iluminação existente nas salas de formação por sistemas LEDs e foi adquirido um novo servidor informático central. Na DUAL Portimão continuou-se o investimento na preparação das infraestruturas para o hotel escola e foram adquiridos diversos equipamentos, para a cozinha e para o restaurante, como uma máquina de café. Na DUAL Porto, regista-se a aquisição de equipamento e ferramentas para o curso de Mecatrónica de Motociclos, que teve a sua primeira edição, em 2022. Investiu-se na remodelação/modernização das infraestruturas do laboratório de Eletrónica, bem como na compra de vários equipamentos. Tal como ocorreu na DUAL lisboa, também na DUAL Porto se procedeu à substituição da iluminação existente nas salas de formação por sistemas LEDs. Em 2022, continuou-se a investir na aquisição de material informático para a DUAL Lisboa, Porto e Portimão, de forma a dar resposta às necessidades que surgiram com as sessões de formação online e o aumento da digitalização de todos os processos. Durante o mês de agosto, tal como nos anos anteriores, realizaram-se nos três centros DUAL a contínua manutenção e reparação quando necessário, dos espaços e dos equipamentos existentes. 4.2 Sistema Informático Desde 2016 que a DUAL ministra cursos de formação em E-learning, sempre que solicitado pelas empresas, com recurso a uma plataforma digital, HumanLive, que até 01 de novembro de 2020 tinha por base a tecnologia Bigbluebutton e que desde essadatapassou abasear-se na tecnologia Zoom. Esta alteração de tecnologia teve como objetivo melhorar as condições de formação. A tecnologia BigBlubuetton exigia uma capacidade de banda larga muito superior à do Zoom o que fez com que, em

várias circunstâncias, de forma a não haver “freezes” durante a formação, os formandos não pudessem ter as câmaras, nem os microfones ligados. Esta situação tornou a função do formador mais difícil, já que estava a dar formação para uma tela preta não percebendo se os formandos estão ou não a perceber a matéria. Algo que é possível de compreender se todos os formandos tiverem as câmaras ligadas. Por outro lado, a comunicação entre formador/formando e formando/formador era menor. Com a tecnologia Zoom esta situação foi totalmente ultrapassada. Em 2022, a DUAL, continuou a investir assim no desenvolvimento/melhoramento do HumanPortal e da plataforma de E-learning de forma a assegurar que toda a formação apesar de ser em E-learning, fosse o mais semelhante possível à formação presencial. A plataforma digital da DUAL é de fácil acesso para todos os participantes pois, não é necessário instalar nenhum programa no dispositivo (computador, tablet ou smartphone), que os formandos utilizam para participar nas sessões, já que o login se faz através da página da internet da DUAL em www.dual.pt. Há uma ligação direta entre a plataforma HumanLive e o sistema de gestão de formação HumanTrain, que a DUAL utiliza para a gestão, acompanhamento e o registo de toda a atividade formativa, o que facilita a criação de cursos e conteúdos, planificação das sessões, pagamentos a formadores e formandos quando são devidos, inscrição dos formandos, o controlo da assiduidade, pontualidade dos formandos e formadores, entre outras funcionalidades de registo e monitorização das ações/sessões por parte da DUAL. Todos os formadores que colaboram com a DUAL participam numa formação sobre as funcionalidades da HumanLive. No âmbito da formação, recebem um Manual de Formador, um vídeo tutorial https://youtu.be/Zk6Xc5QFphQ onde são explicados todas as funcionalidades e procedimentos da plataforma e ummanual sobre a criação dos testes online. Quando os formadores ministram um curso em E-learning, para além das competências transversais inerentes à função do formador e das competências técnicas relacionadas com a área de intervenção do formador, é-lhes também exigido o domínio das tecnologias e uma postura ágil e aberta, de maior proximidade ao formando, potenciando o desenvolvimento de aptidões como a criatividade e o pensamento crítico. Os formadores têm de ter a capacidade de comunicar e interagir com os formados, dinamizar, gerir relacionamentos, motivar e realizar um acompanhamento e avaliação das atividades de aprendizagem em ambientes online. Por outro lado, é também necessário que os formadores desenvolvam material pedagógico adaptado e adequado ao ensino online. 4. CONDIÇÕES FÍSICAS 20 Quando o início de um curso em E-learning é confirmado aos participantes, estes recebem os dados de acesso à plataforma, os requisitos técnicos necessários para participar nas sessões e um Manual de Formando onde são explicadas todas as funcionalidades da HumaLive e quais os procedimentos para a sua utilização. Para os utilizadores retirarem o melhor partido da plataforma deverão possuir em termos de hardware: CPU Dual Core, 2GB memória RAM, colunas de som para ouvir a aula, microfone para poder intervir e webcâmara para ver e ser visto. A ligação à internet, deverá ter uma taxa de download de 1Mb/s e de upload de 0.5Mb/s. Todos os participantes deverão entrar na plataforma pelo browser chrome, firefox ou safari. A Humanlive permite interações e partilhas entre formador e formandos e formandos, com formandos, proporcionando um ambiente de colaboração virtual. Se os formandos tiverem no seu equipamento disponível uma web câmara, microfone e colunas terão uma experiência muito semelhante à formação presencial.

RELATÓRIO ANUAL DUAL | 2022 21 A formação é ministrada através de sessões síncronas e assíncronas com fóruns, partilha de documentos para download, com uploads, quer por parte do formador, quer por parte dos formandos quando enviamtrabalhos para o formador. O formador faz um acompanhamento contínuo a todas as atividades que os formandos realizam, verificando os progressos, corrigindo online os trabalhos e exercícios e ajustando a formação à medida que esta se desenrola. A avaliação dos conhecimentos dos formandos é um fator fundamental para avaliar a eficácia da formação e a plataforma da DUAL também permite a elaboração de testes online por parte dos formadores e a sua realização por parte dos formandos, com feedback automático após a realização do teste ou upload da correção por parte do formador, com possibilidades de impressão. As sessões síncronas, decorrememregime de videoconferência/ webconferência, com chat também disponível. Os formandos podem participar e interagir em tempo real com o formador e até com os outros participantes, colocando as suas questões oralmente ou por escrito no mesmo instante que necessitarem. A plataforma permite a partilha de som, imagem, documentos e ecrã pelo formador e temchat de grupo e individual. O formador temo controle sobre o some imageme pode permitir amudança de moderador dentro da sessão. É possível ter mais de 500 formandos online em simultâneo. Nas sessões assíncronas, os formadores disponibilizam documentação e material de apoio ao estudo (vídeos, power points, exercícios e entre outros), na área da documentação do curso, ou no menu dos trabalhos. Os formandos têm assim possibilidade de cumprir as suas tarefas em horários flexíveis, como download e/ou impressão de documentos, materiais, entre outros. Dentro de um determinado período (durante a formação e até três semanas após o fimda formação), é possível trocar mensagens e informações entre formandos e formador e entre formandos. O formador está disponível, online através do portal para esclarecimento de dúvidas e motivação dos formandos. A DUAL, em 2022, continuou a utilizar o Humantrain, o sistema informático de gestão da formação que permite uma ligação entre o sistema financeiro e técnico-pedagógico e o Humanportal, a plataforma on-line, com ligação aoHumantrain, que para além da formação em E-Learning com sessões síncronas e assíncronas, permite tambéma gestão da web-page da DUAL, envio de newsletters, inscrições on-line e sua gestão, consulta por parte dos formandos e formadores de horários, notas de avaliação e informações sobre os cursos que estão a frequentar e o preenchimento de questionários de satisfação online. O Humantrain tem como função principal dar apoio técnico aos colaboradores, eliminando o mais possível interfaces e situações de estreitamento. Compila todos os dados da qualificação, a introduzir no local onde são gerados e com possibilidade de serem acedidos e analisados por quem tenha poderes atribuídos pelo administrador de rede, independentemente do local. Incluem-se aqui dados dos formandos, horas de monitoragem, dados dos formadores, volume de qualificação, empresas, custos com formadores, custos com formandos, custos com fornecedores, pautas de avaliação, horários, etc. Gera automaticamente os documentos necessários ao processo técnico-pedagógico. Fornece os dados da execução física e financeira devidamente tratados, bem como os dados estatísticos (número de candidatos, formandos, empresas formadoras, entre outros). Para além destes dois sistemas, os colaboradores da DUAL, também utilizam o: • PHC, Gestão de Recursos de Empresas, Clientes e Sócios, base de dados onde são inseridos os dados dos sócios e das empresas que colaboram com a CCILA em geral, permitindo que esses contactos sejam utilizados na área de qualificação profissional ou na bolsa de contactos; • PHC CS Advanced, programa de gestão financeira interligado com o sistema de gestão da formação física, HumanTrain; • Plataforma SIGO, Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, de onde são emitidos os certificados de formação profissional de todos os cursos; • SGFOR, Sistema de Gestão da Formação do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), onde são registados todos os dados da atividade formativa dos cursos financiados por este instituto ao nível da aprendizagem;

RELATÓRIO ANUAL DUAL | 2022 22 • Balcão dos Fundos, denominado até 2022, Balcão 2020, sistema onde estão registados todos os dados da atividade formativa dos cursos financiados pelo Portugal 2020, nomeadamente formação modular; • IEFPonline, do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), onde são registados todos os dados da atividade formativa dos cursos da modalidade Vida Ativa e Formação Emprego + Digital. Em todos os centros da DUAL ocorreu a manutenção e atualização dos equipamentos informáticos, tanto a nível de hardware como de software. O servidor informático central, que está fisicamente na DUAL Lisboa foi substituído. Em 2022, com a continuação da digitalização de todos os processos administrativos inerentes à formação, continuaram a ocorrer mudanças a nível de servidores e respetivo software, para que os dados ficassemdisponíveis mais rapidamente e que as ligações entre os três centros da DUAL e a CCILA se tornassem mais céleres e seguras. Para assegurar esta ligação, também se renegociou com os operadores de telecomunicações de forma a que fosse possível estabelecer novas interligações entre os centros e a CCILA. 4.3 Processo de Seleção de Formandos A seleção dos formandos de qualificação inicial é realizada de forma conjugada utilizando-semétodosmodernos, como testes psicológicos informáticos, assessment centre e entrevistas. As capacidades cognitivas e de raciocínio são avaliadas através de testes psicológicos. Este método é complementado com a observação de aspetos comportamentais reveladores da motivação, autoiniciativa, interesses, capacidade de resolução de problemas e personalidade em assessment centres que são constituídos por uma prova de tomada de decisão e uma prova prática que varia consoante o curso. A entrevista individual alia aspetos individuais que nem sempre se revelam em grupo e que podem ser essenciais na avaliação do candidato. Representantes de empresas têm a possibilidade de participar nos assement centre e escolher o seu aprendiz – pick up your trainee.

RELATÓRIO ANUAL DUAL | 2022 23 5 Projetos em 2022 5.1 Qualificação Inicial A qualificação profissional inicial realizada pela DUAL assenta no princípio do sistema dual alemão, permitindo que os conhecimentos adquiridos em sala sejam cimentados e testados na prática permanentemente ao longo da qualificação. Este conceito traduz-se na dualidade entre a qualificação teórica e a prática em contexto de trabalho sendo que o peso da qualificação prática é superior à da qualificação teórica. As empresas são responsáveis pela qualificação prática e a DUAL realiza a qualificação teórica nos seus Centros. A elevada taxa de empregabilidade dos formandos, 92% em 2022, em virtude da reconhecida qualidade da qualificação e da estreita relação com as empresas formadoras e o fato dos cursos estarem direcionados para áreas específicas, preenchendo lacunas detetadas pelas empresas com técnicos qualificados, que não só têm as competências necessárias ao desempenho da função, como também já conhecem a cultura da empresa e os procedimentos de trabalho, são alguns dos fatores que contribuem para o sucesso da DUAL. Em 2022 e no âmbito do acordo de colaboração estabelecido, em 2020, entre o Governo Português e o Governo Alemão, na área da Formação Profissional e no qual a DUAL teve um papel ativo no seu desenvolvimento, foi concluído o projeto “Coordenadores” com a realização de duas ações de formação piloto e avaliação das mesmas. Este projeto teve como principal objetivo a conceção e o desenvolvimento de um referencial de Formação para os Coordenadores / Responsáveis Pedagógicos e contou com o apoio da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP) e do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). O Projeto Management & Leadership in the Area of Digital Transformation – the Case of Hospital Industry, iniciou em 2020, no âmbito do Programa Erasmus +. Este projeto é coordenado pela DUAL, e pretende funcionar como uma plataforma de partilha de boas práticas, por um lado do que se realiza em termos de formação de jovens e adultos e por outro, dos procedimentos levados a cabo pelas empresas clientes dos parceiros do projeto, para fazer face às novas exigências do mercado de trabalho em especial às recorrentes da transformação digital.

Ao nível da qualificação inicial, em 2022: - Candidataram-se 643 jovens aos cursos de qualificação inicial; - 348empresas receberamformandosdos cursosdequalificação inicial; - Estavam em funcionamento 54 turmas; - Os cursos de qualificação inicial foram frequentados por 928 formandos existindo no final do ano 806 formandos em qualificação; - Registaram-se 724 979,5 horas de volume de formação; - 217 jovens qualificados ficaram disponíveis para o mercado de trabalho; - Ocorreramvários eventos que contaram coma participação de todos os formandos da DUAL, como a entrega de Diplomas, o Open Day da DUAL, Dias Culturais 2022 e DUALRun; - Durante o mês de setembro realizaram-se as provas de préseleção do Campeonato das Profissões, que contaram com a participação dos formandos da DUAL Lisboa, Porto e Portimão. Os candidatos pré-selecionados, participaram no mês de dezembro, no Campeonato Regional, tendo sido selecionados quatro formandos da DUAL para estarem presentes no campeonato Nacional das Profissões que irá decorrer emmarço de 2023 em Portimão. - Os formandos da DUAL Portimão, participaram em vários eventos solidários e cerimónias organizadas por entidades públicas e privadas, tendo sido responsáveis pelo serviço e confeção de almoços, jantares e coffebreaks; - Iniciou-sepelaprimeiravezocursodeTécnico/adeMecatrónica deMotociclos naDUAL Porto e o cursode Técnico/a de Eletrónica Automação e Computadores na DUAL Lisboa; - Os conteúdos programáticos de todos os cursos em regime de aprendizagem foram atualizados de forma a corresponder às novas necessidades do mercado de trabalho. 5.2QualificaçãoContínua A DUAL é especialista em programas de qualificação contínua aplicando a metodologia alemã à realidade das empresas em Portugal. A forte orientação na prática das ações de qualificação permite aos participantes adquirir novas competências ou atualizar e desenvolver as já adquiridas, no sentido de melhorar o seu desempenho no exercício de funções em áreas específicas da organização. Nesta área, a DUAL apresenta cursos de qualificação interempresa normalmente ministrados nos seus Centros e cursos de qualificação intraempresa com conteúdos programáticos desenvolvidos de acordo com as necessidades específicas das empresas. 5. PROJETOS EM 2022 24

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