Relatório Anual DUAL - 2021

2021 Relatório Anual

RELATÓRIO ANUAL DUAL | 2021 2

RELATÓRIO ANUAL DUAL | 2021 3 Índice 1- DUAL – Visão Global 4 2- DUAL – Em 5 minutos 8 3- Dados Organizacionais – 2018, 2019, 2020 e 2022 15 3.1- Qualificação de Pessoal 16 3.2- Funcionamento da DUAL e Organigrama 16 4- Condições Físicas 19 4.1- Instalações e Equipamentos 19 4.2- Sistema Informático 19 4.3- Processo de Seleção de Formandos 21 5- Projetos em 2021 22 5.1- Qualificação Inicial 22 5.2- Qualificação Contínua 23 5.2.1 Projetos Intraempresa 24 5.3- Marketing 26 5.3.1- Escolas 26 5.3.2- Ex Alunos 32 5.3.3- Eventos 32 6- Dados Físicos 33 6.1- Qualificação Inicial 33 6.1.1- Volume de Qualificação Inicial 33 6.1.2- Volume de Formação Inicial na DUAL Lisboa 35 6.1.3- Volume de Formação Inicial na DUAL Porto 36 6.1.4- Volume de Formação Inicial na DUAL Portimão 37 6.2- Formandos em Qualificação Inicial 37 6.3- Turmas de Qualificação Inicial 39 6.4- Empresas Formadoras 40 6.5- Qualificação Contínua 40 6.5.1- Volume de Formação da Contínua 40 6.5.2- Formandos na Qualificação Contínua 42 6.5.3- Turmas da Qualificação Contínua 43 7- Conclusões Finais 44

5 1. DUAL: VISÃO GLOBAL 4 Qualificação Inicial Em 2021, apesar da situação pandémica que se viveu, que levou ao cancelamento damaioria das feiras de orientação vocacional presenciais realizadasnasescolas,mas tambémorganizadaspor Câmaras Municipais e outras instituições (Futurália, Qualifica, Start Work, etc), principal meio de divulgação e recrutamento de jovens para os cursos, foram ainda assim muitos os jovens que se candidataram aos cursos de qualificação inicial da DUAL, 531, o que demonstra o interesse dos jovens pelos cursos que a DUAL ministra em Lisboa, Porto e Portimão. Durante o ano de 2021, 932 jovens frequentaram os cursos de formação da DUAL. Estiveram em funcionamento 53 turmas. Foram 336 as empresas que receberam formandos. O total do volume de formação da qualificação inicial foi de 806.535 horas, mais 12,5% do que no ano anterior Lisboa: 294.627h, Porto: 374.187h e Portimão: 137.721h. Taxa de empregabilidade após seis meses da conclusão dos cursos foi de 95%. Os pedidos de folhetos e informações sobre qualificação, por parte das escolas, totalizaram 3 647. Realizaram-se, no total, 209 apresentações em feiras de orientaçãoemLisboa, PortoePortimão. Em2021 todas as feiras/ apresentações decorreram de forma virtual/online e foram organizadas pelo Inspiring Future, o que tornou muito difícil o processo de divulgação já que as feiras virtuais se destinavam essencialmente a jovens interessados no ensino superior. O clube dos ex-alunos tem9 729membros entre ex-formandos da qualificação inicial e qualificação contínua. Qualificação Contínua Na qualificação contínua registou-se, em 2021, um aumento significativo do número de formandos, turmas e volume de formação. Cinco mil duzentos e setenta e sete adultos participaram nos cursos de qualificação contínua, mais 27% do que no ano anterior. Sendo que destes, 405 frequentaram cursos de formação intraempresa, 2 831 cursos de formação modular, 222 cursos interempresa e 1 819 cursos de formação no âmbito da Medida Apoio à Retoma. Estes últimos são cursos financiados pelo IEFP e correspondem a uma das medidas implementadas pelo governo para responder à crise económica provocada pela situação pandémica vivida em 2020/2021. Estiveram em funcionamento 20 turmas de qualificação interempresa, 77 turmas de formação intraempresa, 108 turmas no âmbito do apoio à retoma e 120 turmas de formaçãomodular financiada, mais 21% que no ano anterior. No total funcionaram DUAL Visão Global

325 turmas na área da Qualificação Contínua, mais 52 que em 2020. Em 2021, o total do volume de formação correspondeu a 177.176 horas, mais 37,1% do que no ano anterior. Continuação da execução da candidatura da Formação Modular na DUAL Porto e na DUAL Lisboa. Os cursos de formação modular são de participação gratuita e destinamse maioritariamente a ativos empregados e incluem ações nas áreas Automóvel, Comportamental & RH, Comunicação e Marketing Digital, Gestão e Administração, Hotelaria, Informática, Programação, Manutenção, Logística, Línguas, Comercial, Produção e Planeamento e Técnica. Desenvolvimento de várias turmas pela DUAL Lisboa e DUAL Portimão no âmbito da Medida Apoio à Retoma. De janeiro a junho, a DUAL Lisboa e a DUAL Portimão celebraram diversos acordos de cooperação com o IEFP, com o objetivo de executar planos de formação para empresas, como, AP Hotels & Resorts, Cascade Welness & Lifestyle Resort, Dom Pedro Investimentos Turísticos, S.A, Júpiter Albufeira – Indústria Hoteleira S.A, Hotel Bairro Alto – Sociedade Gestão Hoteleira, S.A, Pestana CR7 – Lisboa Hotel Investimentos Turísticos, S.A, Saviotti – Sociedade Gestora de Participações Sociais S.A., grupo Vila Galé nomeadamente: Vila Galé Évora – Investimentos Turísticos e Imobiliários, S.A.; Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos S.A.; Vila Galé Internacional – Investimentos Turísticos S.A. e XVINUS – Companhia Enoturística, Lda. e grupo Wamos Portugal, com as empresas: Top Partner – Viagens e Soluções Empresariais, S.A, Top Atlântico – Viagens e Turismo S.A, Raso – Viagens e Turismo S.A e Turistrader – Sociedade de Desenvolvimento Turístico, Lda., no âmbito da Medida de Apoio extraordinário à retoma progressiva de atividade com redução temporária de PNT – Formação profissional, prevista DecretoLei n.º 46/2020, de 30 de julho. O desenvolvimento dos planos de formação tiveram como principal objetivo incentivar a retoma da atividade económica e contribuir para o aumento da competitividadedas empresas, apoiar amanutençãodos postos de trabalho em situação de crise empresarial, no contexto da retoma da atividade económica, promover a progressiva convergênciada retribuiçãodos trabalhadores abrangidospelos instrumentos e medidas excecionais criadas para fazer face aos impactos sociais e económicos causados pela pandemia, para os 100% do seu salário e apoiar o desenvolvimento da qualificação profissional dos trabalhadores, aumentando, sempre que possível, o seu nível de qualificação e potenciando a sua empregabilidade. Realização de 90 exames TELC de língua alemã e de 61 exames de língua inglesa. 1 RELATÓRIO ANUAL DUAL | 2021 5

Serviço às Empresas Em 2021, a DUAL prestou os seguintes serviços às empresas: • Dois processos de recrutamento e seleção: Calceteiros para a Labarre na Alemanha, Técnicos de Manutenção para a Viastore em Portugal; • Traduções de documentos em várias línguas (inglês, francês e espanhol); • Apoio e elaboração das candidaturas da Medida de Apoio à Retoma aos clientes e sócios da CCILA, com os quais foram assinados protocolos; • Projetos de formação intraempresa junto de empresas que se candidataram a medidas de apoio, nomeadamente à modalidade de formação Cheque-formação (medida de apoio IEFP IP) • Apoio à apresentação de uma candidatura no âmbito um projeto de formação das medidas de apoio regionais e setoriais do IEFP, IP, nomeadamente ao Programa FormAlgarve para uma empresa cliente. A formação será desenvolvida durante o ano 2022. Projetos O Grupo de Trabalho do Mediterrâneo, criado em 2015 com o objetivo de troca de experiências entre as AHKs e o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas reuniu tal como no ano anterior, virtualmente devido à situação pandémica vivida. Este grupo inclui as AHKs do Mediterrâneo, como Tunísia, Egipto, Espanha, Grécia, França, Itália e Portugal, e o DIHK (Confederação das Câmaras de Comércio e Indústria Alemãs e a sua heterogeneidade permite uma abordagem à formação sob diferentes perspetivas e a partilha de experiências com base em realidades muito diferentes. Durante a reunião virtual, as AHKs tiveram oportunidade de partilhar os desafios que enfrentam com a situação pandémica provocada pelo COVID 19, e as alterações que esta situação trouxe á realidade da formação profissional. Apesar de todas as contrariedades e dificuldades sentidas, todos reforçaram a importância do investimento na formação profissional, pois só desta forma é possível combater o desemprego juvenil e aumentar a competitividade da economia de cada país. O próximo encontro do grupo será também virtual e decorrerá no primeiro trimestre de 2022. Contínuação do projeto “Coordenadores” que se enquadra no âmbito da cooperação bilateral entre o Ministério da Educação Alemão (BMBF) e os Ministérios Portugueses da Educação (ME) e do Trabalho, Solidariedade e Segurança 1. DUAL: VISÃO GLOBAL 6

RELATÓRIO ANUAL DUAL | 2021 7 Social (MTSSS). O projeto visa apoiar, através de uma formação contínua, a figura do Coordenador nos diferentes sistemas da formação profissional português, tendo em conta a evolução que esta função teve nos últimos anos. Colaboram diretamente no projeto formadores de ambos países, especializados nessa matéria e instituições como a ANQEP, IEFP e BIBB (Instituto Federal Alemão para o Ensino Profissional). Elaboração e submissão da candidatura ao programa Erasmus + do Projeto Management & Leadership in the area of digital transformation – the case of Hospitality Industry, (M&LDT). Este projeto para além, da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã – DUAL (Portugal), conta com a participação da Escola de Formação Profissional Alemã em Espanha (FEDA) e do Centro de Formação na Alemanha (BBQ) e pretende funcionar como uma plataforma de partilha de boas práticas, por um lado do que se realiza em termos de formação de jovens e adultos e por outro, dos procedimentos levados a cabo pelas empresas clientes dos parceiros do projeto, para fazer face às novas exigências do mercado de trabalho em especial às recorrentes da transformação digital.

2 DUAL Em 5 minutos

RELATÓRIO ANUAL DUAL | 2021 9 Qualificação Inicial - Em 2021, apesar da situação pandémica que se viveu, que levou ao cancelamento da maioria das feiras de orientação vocacional presenciais, realizadas nas escolas, principal meio de divulgação e recrutamento de jovens para os cursos, foram ainda assimmuitos os jovens que se candidataramaos cursos de qualificação inicial da DUAL, 531, o que demonstra o interesse dos jovens pelos cursos que a DUAL ministra em Lisboa, Porto e Portimão; - Durante o ano de 2021, mais de 930 jovens frequentaram os cursos de formação da DUAL: - Em 2021 estiveram em funcionamento 53 turmas; - Foram 336 as empresas que receberam formandos; - O total do volume de formação da qualificação inicial foi de 806.535 horas: Lisboa – 294.627 horas | Porto – 374.187 horas | Portimão – 137.721 horas; - Taxa de empregabilidade após seis meses da conclusão dos cursos foi de 95%; - Os pedidos de folhetos e informações sobre qualificação, por parte das escolas e das instituições ligadas à orientação e encaminhamento de jovens, totalizaram 3 647, mais 16,8% que em 2020; - Realizaram-se, no total, 209 apresentações em feiras de orientação em Lisboa, Porto e Portimão. Em 2021 todas as apresentações/feiras decorreram de forma virtual/online e foram organizadas pelo Inspiring Future, o que tornou muito difícil o processo de divulgação já que as feiras virtuais destinavam-se essencialmente a jovens interessados no ensino superior; - O clube dos ex-alunos tem 9 729membros entre ex-formandos da qualificação inicial e qualificação contínua. 2018 2019 2020 2021 Clube Ex-Alunos 8008 8932 9246 9729 Total 2020 TGA TMCA TMAA TAG TMI TEAC TT TE TCP TRB RH Total Nº Formandos 14 42 279 93 15 38 1 11 18 16 4 531 2018 2019 2020 2021 Apresentações em Escolas e Feiras de Orientação 173 253 280 209 Palestras 1 0 0 1 Folhetos sobre Qualificação Profissional 2674 3521 3123 3647 Visitas ao Centro DUAL 42 528 0 10 Contatos Telefónicos 796 752 842 1427 Reuniões 49 45 1 3

2. DUAL: EM 5 MINUTOS 10 Qualificação Contínua Na qualificação contínua registou-se, em 2021, um aumento significativo do número de formandos, turmas e volume de formação: - 5 277 adultos participaram nos cursos de qualificação contínua, mais 26,8%do que no ano anterior. Sendo que destes, 405 frequentaram cursos de formação intraempresa, 2 831 cursos de formação modular, 222 cursos interempresa e 1 819 cursos de formação no âmbito da Medida Apoio à Retoma. Estes últimos são cursos financiados pelo IEFP e correspondem a uma das medidas implementadas pelo governo para responder à crise económica provocada pela situação pandémica vivida em 2020/2021; - Estiveram em funcionamento 20 turmas de qualificação interempresa; - 77 turmas de formação intraempresa; - 108 turmas no âmbito do apoio à retoma; - 120 turmas de formação modular financiada; - No total funcionaram 325 turmas na área da Qualificação Contínua, mais 19% do que no ano anterior; - Em 2021, o total do volume de formação correspondeu a 177.176 horas, mais 37,1% do que no ano anterior: Tipo de Formação Lisboa Porto Portimão Total Tipo de Formação 2021 2020 2021 2020 2021 2020 2021 2020 FM 1641 1289 1190 1026 0 0 2831 2315 QC 79 64 55 47 88 95 222 206 QIE 201 408 153 234 51 222 405 864 AR 1126 458 0 0 693 320 1819 778 Total 3047 2219 1398 1307 832 637 5277 4163

RELATÓRIO ANUAL DUAL | 2021 11 - Continuação da execução da candidatura da Formação Modular na DUAL Lisboa. Término da candidatura da Formação modular 2018 e início da execução da candidatura da Formação Modular 2021 na DUAL Porto. Os cursos de formação modular são de participação gratuita e destinam-se maioritariamente a ativos empregados e incluem ações nas áreas Automóvel, Comportamental & RH, Comunicação e Marketing Digital, Programação, Manutenção, Gestão e Administração, Hotelaria, Informática, Logística, Línguas, Comercial, Produção e Planeamento e Técnica. - Desenvolvimento de várias turmas pela DUAL Lisboa e DUAL Portimão no âmbito da Medida Apoio à Retoma. Durante o mês de novembro, a DUAL Lisboa e a DUAL Portimão celebraram diversos acordos de cooperação com o IEFP, com o objetivo de executar planos de formação para empresas, como, AP Hotels & Resorts, Dom Pedro Hotels & Golf Collection, Portimar – Agência de Viagens S.A, PESTANA MANAGEMENT-Serviços de Gestão S. A, PESTANA CIDADELA - Investimentos Turísticos, S.A e Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, S.A., no âmbito da Medida de Apoio extraordinário à retoma progressiva de atividade com redução temporária de PNT – Formação profissional, prevista Decreto-Lei n.º 46/2020, de 30 de julho. O desenvolvimento dos planos de formação tiveram como principal objetivo incentivar a retoma da atividade económica e contribuir para o aumento da competitividade das empresas, apoiar a manutenção dos postos de trabalho em situação de crise empresarial, no contexto da retoma da atividade económica, promover a progressiva convergência da retribuiçãodos trabalhadores abrangidos pelos instrumentos e medidas excecionais criadas para fazer face aos impactos sociais e económicos causados pela pandemia, para os 100%do seu salário e apoiar odesenvolvimentoda qualificação profissional dos trabalhadores, aumentando, sempre que possível, o seu nível de qualificação e potenciando a sua empregabilidade. - Desenvolvimento de várias turmas pela DUAL Lisboa e DUAL Portimão no âmbito da Medida Apoio à Retoma. De janeiro a junho, a DUAL Lisboa e a DUAL Portimão celebraram diversos acordos de cooperação com o IEFP, com o objetivo de executar planos de formação para empresas, como, AP Hotels & Resorts, Cascade Welness & Lifestyle Resort, Dom Pedro Investimentos Turísticos, S.A, Júpiter Albufeira– IndústriaHoteleiraS.A, Hotel BairroAlto–SociedadeGestão Hoteleira, S.A, Pestana CR7 – Lisboa Hotel Investimentos Turísticos, S.A, Saviotti – Sociedade Gestora de Participações Sociais S.A., grupo Vila Galé nomeadamente: Vila Galé Évora – Investimentos Turísticos e Imobiliários, S.A.; Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos S.A.; Vila Galé Internacional – Investimentos Turísticos S.A. e XVINUS – Companhia Enoturística, Lda. e grupo Wamos Portugal, com as empresas: Top Partner – Viagens e Soluções Empresariais, S.A, Top Atlântico – Viagens e Turismo S.A, Raso – Viagens e Turismo S.A e Turistrader – Sociedade de Desenvolvimento Turístico, Lda., no âmbito da Medida de Apoio extraordinário à retoma progressiva de atividade com redução temporária de PNT – Formação profissional, prevista Decreto-Lei n.º 46/2020, de 30 de julho. O desenvolvimento dos planos de formação tiveram como principal objetivo incentivar a retoma da atividade económica e contribuir para o aumento da competitividade das empresas, apoiar a manutenção dos postos de trabalho em situação de crise empresarial, no contexto da retoma da atividade económica, promover a progressiva convergência da retribuição dos trabalhadores abrangidos pelos instrumentos e medidas excecionais criadas para fazer face aos impactos sociais e económicos causados pela pandemia, para os 100% do seu salário e apoiar o desenvolvimento da qualificação profissional dos trabalhadores, aumentando, sempre que possível, o seu nível de qualificação e potenciando a sua empregabilidade. - Realização de 90 exames TELC de língua alemã e de 61 de língua inglesa.

Eventos - Open Day, em Lisboa, Porto e Portimão em formato híbrido, com transmissões live através das redes sociais da DUAL e a possibilidade de visitas presenciais. Este dia teve como objetivo demonstrar aos jovens, professores, orientadores vocacionais e público em geral, as atividades desenvolvidas pela DUAL. Virtualmente e presencialmente, através de testemunhos de formandos, formadores e empresas formadoras, transmitidos em direto ou através de posts, foi demonstrado quais as principais funções/tarefas de cada profissão que a DUAL ministra. Houve o envolvimento de todos os formandos, formadores e empresas formadoras e no total mais de 500 pessoas assistiram em direto ao Dia Aberto da DUAL Lisboa, Porto e Portimão; - Entrega de Diplomas, evento online, para as turmas que terminaram os seus cursos em 2020, da DUAL Lisboa, Porto e Portimão. Este evento único para toda a DUAL, apesar de ser online, contou com a participação de formadores, formandos e seus familiares e responsáveis do IEFP; - Participação dos formandos da DUAL Portimão em eventos solidários e como responsáveis pelo serviço e confeção de almoços, jantares e coffebreaks, emvários eventos, organizados por entidades públicas e privadas; - Dias Culturais, em Lisboa, Porto e Portimão. Durante o ano, cumprindo as regras da DGS e em menor número que em anos anteriores, os formandos e formadores da DUAL tiveram a oportunidade de participar em diversas atividades culturais e visitas de estudo de carácter social, cultural e pedagógico. Estes dias culturais têm como objetivo o convívio entre formandos e formadores, mas também a vivência de experiências enriquecedoras a nível pessoal, social e cultural, bem como o contacto com as necessidades das empresas e dos diversos contextos sociais geradores de emprego; - Participação dos formandos da DUAL Portimão no Concurso de Mise-en-Place de Natal; - Feira online - Blip - Better Living in Portugal de 25 a 31 de outubro. A AFPOP é a associação para residentes estrangeiros em Portugal e realiza todos os anos a feira BLiP EXPO, com o objetivo de divulgar junto dos seus 8 500 sócios os serviços existentes na região do Algarve; - Realizaçãoe participação emvários Seminários eWorkshops, nos quais se salienta: - Workshops de Preparação para a Presença na Hannover Messe 2022. De 30 de maio a 02 de junho irá realizarse a Hannover Messe 2022 em que Portugal será o país parceiro. Sob o mote “Portugal Makes Sense” o nosso país vai demonstrar, através de uma presença expositiva marcante, de colóquios e conferências e até de uma dimensão cultural, as razões pelas quais faz sentido colocar o nosso país no centro da equação da temática de reindustrialização da Europa e pelas quais faz sentido para as empresas alemãs e não só investirem ou fazerem o seu sourcing no nosso país. Portugal apresenta-se na Hannover Messe 2022 com uma forte presença expositiva traduzida em quatro pavilhões. Um Pavilhão Central (nacional) com 1.300 m2 e três Pavilhões Temáticos com 200 m2 cada. A presença portuguesa será focada nas áreas Engineered Parts & Solutions, Energy Solutions e Digital Ecosystems, representativos da oferta nacional de clusters de excelência, designadamente nos setores dos equipamentos e da metalomecânica, da mobilidade, dos setores automóvel e aeronáutico, dos têxteis e plásticos técnicos, dos moldes, das tecnologias de produção e das energias renováveis, áreas onde Portugal e Alemanha têm revelado grande afinidade e um caminho promissor a percorrer com um crescente número de projetos em parceria visando o lançamento de novos produtos. Em 2021 e início de 2022, realizaram-se por todo o país um ciclo de vários workshops, organizados pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã com o objetivo de apoiar as empresas portuguesas expositoras a prepararemse da melhor forma possível, para uma presença de sucesso neste evento internacional tão importante. Estes workshops foram desenvolvidos e realizados com o apoio da DUAL e do seu Diretor, que participou como moderador em todos eles. - Vídeo institucional da COTEC, para assinalar o 18º aniversário. - Webinar: Liderança em tempos de teletrabalho - A pandemia causada pela Covid-19, levou a que as organizações, e as empresas em particular, tivessem necessidade de se reinventar. O teletrabalho acabou por ser a solução possível para que muitas empresas conseguissem manter as suas atividades. Muitos líderes viram-se confrontados com o desafio de manter a equipa motivada, organizada e comprometida com a empresa, neste webinar que contou com a participação de Sara Pereira, HR do Queen of Hearts da Critical TechWorks, Joana Ferreira, coordenadora de HR do Vila Galé Hotéis, Susana Teixeira, Diretora da Primavera Academy da Primavera BSS, e Elísio Silva, Diretor da DUAL, o serviço de qualificação profissional da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, partilharam-se experiências sobre desafios, oportunidades e estratégias; 2. DUAL: EM 5 MINUTOS 12

RELATÓRIO ANUAL DUAL | 2021 13 13 - Webinar: "Cursos Profissionais - O Sentido do Futuro - trabalhar com máquinas / tecnologias", organizado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, e que contou com a participação do diretor da DUAL, Eng.º Elísio Silva, teve como intuito esclarecer e dar a conhecer a oferta de cursos profissionais e de aprendizagem disponível no território. - Webinar: Metodologia REFA - a lupa para os processos - este webinar abordou os aspetos mais importantes da REFA e fez um paralelismo com outras metodologias, recorrendo sempre a casos reais, que foram objeto de estudo e que poderão ser extrapolados para outras realidades. Além da participação de dois consultores/formadores com larga experiência, a Armanda Martins e o João Diniz, contou também com a participação de três especialistas REFA, que ocupam cargos de relevo nas suas empresas e que apresentaram casos práticos e experiências reais: Tânia Leite, responsável pela área de Engenharia de Processos na GEWISS, Miguel Ferreira, Diretor Técnico na área de Desenvolvimento e Engenharia na LEICA e André Soares, gestor produção no MD Group. - Conferência final do Projeto INCOME (Erasmus+): THE FUTURE OF HIGHER EDUCATION IN TOURISM AND THE ROLE OF COOPERATIVE LEARNING – em que o diretor da DUAL, o Eng.º Elísio Silva, partilhou aspetos relevantes da experiência da DUAL com o ensino/formação dual, sobretudo na relação com empresas de turismo, e em particular que sobre as vantagens e oportunidades que este modelo (DUAL) representa para as instituições de ensino superior em turismo, universidades e politécnicos. - Palestra: Indústria 4.0 no Rotary Club de S. João da Madeira / SanjoTEC.

Alterações e Inovações - Atualizaçãodo conteúdoprogramáticodo cursode Técnico de Mecatrónica Automóvel em Lisboa e no Porto considerando as inovações em relação aos veículos elétricos, que têm ocorrido nos últimos anos; - No âmbito da Qualificação Contínua, continuou-se a apostar na formação em E-learning, com aulas síncronas em resposta à impossibilidade de realizar formação presencial; - Continuação da parceira com o AP Hotels & Resorts para equiparem um dos apartamentos da DUAL Portimão, no âmbito do projeto Hotel DUAL; - Retoma da parceria com a Universidade do Algarve para desenvolvimento de uma Pós-graduação na área da Gestão Hoteleira e de um CET nesta área; 2. DUAL: EM 5 MINUTOS 14 - Assinatura de um Protocolo de cooperação com a Enancer Electrónica, Lda, com o objetivo de desenvolver os laboratórios de domótica na DUAL Porto, Lisboa e Portimão, que passarão a dispor de equipamentos tecnologicamente avançados, com elevados padrões de conforto e eficiência energética. Os jovens que frequentam os cursos da DUAL nas áreas da eletrónica e hotelaria, terão contacto ao longo da sua formação com soluções ONLY destinadas a edifícios inteligentes, simples de instalar e configurar, com funcionalidades completas para controlo de iluminação artificial e natural, de climatização, segurança e som ambiente; - Estabelecimento de uma parceria com o Instituto Superior de Manuel Teixeira Gomes, ISMAT de Portimão, para desenvolvimento de uma Pós-graduação na área da Gestão Hoteleira e de um CET nesta área.

RELATÓRIO ANUAL DUAL | 2021 15 Vinte cinco pessoas constituíram a equipa da DUAL, ao nível da Qualificação Inicial e Contínua. Sete colaboradores na DUAL Lisboa, oito na DUAL Porto, seis na DUAL Portimão e quatro nos serviços centrais da DUAL. No total, duzentos e cinco formadores colaboraram com a DUAL, no desenvolvimento das suas atividades formativas. 3 Dados Organizacionais 2018, 2019, 2020 e 2021 2018 2019 2020 2021 DUAL Técnicos 4 4 4 4 Administrativos 0 0 0 0 Estagiários 0 0 0 0 Total 4 4 4 4 DUAL Lisboa Técnicos 2 2 2 2 Administrativos 4 4 4 5 Formadores 38 51 82 86 Estagiários 2 1 2 2 Total 46 58 90 95 DUAL Porto Técnicos 2 2 2 2 Administrativos 6 6 6 6 Formadores 32 48 45 50 Estagiários 2 2 2 1 Total 42 58 55 59 DUAL Porto Técnicos 2 2 2 2 Administrativos 4 4 4 4 Formadores 45 55 50 69 Estagiários 2 0 0 1 Total 53 61 56 76 Total Técnicos 10 10 10 10 Administrativos 14 14 14 15 Formadores 115 154 177 205 Estagiários 6 3 4 4 Total 145 181 205 234

Em maio de 2021 a equipa da DUAL cresceu com a entrada da Sophia Soares como administrativa, para apoiar as atividades da Qualificação Contínua na DUAL Lisboa. O aumento significativo do número de turmas, formandos e volume de formação, que resultaram na execução da candidatura da formação modular e nos vários protocolos estabelecidos com o IEFP no âmbito da Medida Apoio à Retoma, aumentaram significativamente o trabalho administrativo da equipa tendo sido necessário recrutar uma nova pessoa. Em fevereiro, a equipa da qualificação contínua da DUAL Portimão contou com a colaboração da Daniela Silva como colaboradora externa para apoiar na execução das candidaturas no âmbito da Medida Apoio à Retoma. Em maio, a colega passou a prestar serviços para a Qualificação Inicial em substituição da colaboradora Joana Capelinha que se encontrava de licença de maternidade. Analisando o quadro geral dos colaboradores verifica-se que o número de formadores aumentou em todos os centros da DUAL. No total mais 28 formadores do que no ano anterior. O aumento do número de formadores deveu-se essencialmente ao aumento do número de turmas da qualificação contínua, nomeadamente ao nível da formação modular e execução das candidaturas no âmbito da Medida de Apoio à Retoma, com a realização de novos cursos nesta área, o que levou à necessidade de contratar formadores com outro tipo de competências. A equipa da DUAL, em 2021 apresentava uma média de idades de 39 anos. As idades dos colaboradores variam entre os 20 e os 55 anos. 3.1 Qualificação de Pessoal A equipa da DUAL é constituída por colaboradores qualificados em diversas áreas: gestão, engenharia, línguas e literaturas modernas, pedagogia, psicologia, entre outras. Os formadores que colaboram com a DUAL, para além de possuírem habilitações literárias que lhes permitem ministrar os cursos para os quais são contratados, têm experiência em ministrar cursos de qualificação e também têm experiência profissional na área em que ministram formação, o que permite que estabeleçam mais facilmente a ligação entre os conhecimentos teóricos e a sua aplicação na prática. Os formadores também apostam na sua qualificação frequentando anualmente cursos de qualificação, mestrados, pós-graduações e mesmo doutoramentos, o que lhes permite aumentar e/ou atualizar os seus conhecimentos. Uma das políticas de recursos humanos da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã é apostar no desenvolvimento pessoal dos seus colaboradores. Neste sentido, anualmente, em parceria com os colaboradores e considerando o desenvolvimento da função é definido um plano de qualificação contínua, que tem como principais objetivos: aumentar a motivação e satisfação dos colaboradores; elevar o compromisso dos colaboradores em relação aos objetivos da CCILA; aumentar a performance, eficácia e eficiência da CCILA e obter colaboradores mais qualificados e flexíveis. Em 2021 os colaboradores da DUAL, frequentaram emmédia 40 horas de formação, participando em várias ações desenvolvidas e estruturadas com base nas suas necessidades: - Gestão de Projetos; - Office 365; - Dinâmica de Equipas em Teletrabalho; - Marketing - Comunicação em Meios Digitais (Facebook e Linkedin); - Postura Comercial; - Veículos Elétricos. Em 2021, devido à situação pandémica, as ações de formação da qualificação continua, intraempresa, interempresa, modular a apoio à retoma continuaram na sua maioria em formato E-Learning e neste sentido, continuaram a ser organizadas ações de formação para os formadores. Foram organizadas várias ações dos seguintes cursos: - Sala Virtual – Zoom - Elaboração de Testes e Perguntas 3.2 Funcionamento da DUAL e Organigrama Elísio Silva é o diretor da DUAL, o serviço de qualificação profissional da Câmara Luso-Alemã, garantindo o seu funcionamento, gestão financeira e de recursos materiais e humanos. Acumula esta função com a de coordenador da qualificação inicial a nível nacional e com a de gestor da qualidade, sendo responsável pela gestão, desenvolvimento, conceção, planeamento e controlo da atividade de qualificação (controlo financeiro e controlo de qualidade). A equipa de marketing está integrada na Direção da DUAL. Promove a qualificação profissional inicial junto das Escolas do Ensino Básico e Secundário e dos jovens em geral, com o apoio da equipa da qualificação inicial, nomeadamente com a coordenação do gabinete de orientação profissional, que para além desta tarefa, é também responsável pelo processo de seleção e pela orientação profissional dos candidatos e dos formandos. Faz apresentações aos alunos e professores das escolas sobre os cursos de qualificação inicial demonstrando-lhes uma alternativa de sucesso à via universitária. Distribui material informativo e recolhe as inscrições. É ainda responsável pela divulgação da qualificação inicial e contínua pelos jornais, do público em geral e das empresas, bem como junto dos associados da Câmara utilizando os meios tradicionais de envio de folhetos publicitários e correspondência, anúncios, os meios eletrónicos, apresentações e reuniões pessoais. Realiza inquéritos às empresas e visitas personalizadas com o objetivo de analisar as suas necessidades de qualificação, desenvolvendo um plano de intervenção para o ano seguinte com base nos resultados apurados. 3. DADOS ORGANIZACIONAIS: 2018, 2019, 2020 E 2021 16

RELATÓRIO ANUAL DUAL | 2021 17 Organiza eventos no âmbito das atividades da CCILA para as empresas de caráter social, cultural e temático, onde promove a instituição e ausculta os potenciais clientes sobre as necessidades de qualificação. É ainda responsável pela avaliação da satisfação de formandos, formadores e entidade formadora. A equipa de gestão de projetos, está integrada na Direção da DUAL e é responsável pelo desenvolvimento e execução de projetos nacionais e internacionais. O controller financeiro, a contabilidade geral e específica e os serviços informáticos e técnicos, são da responsabilidade do departamento administrativo/financeiro. Este departamento está integrado na direção da DUAL, mas também pertence à direção da CCILA, tal como os recursos humanos que são responsáveis pelo plano de qualificação interna, análise de satisfação dos colaboradores e análise e descrição de funções, tendo como objetivo último o desenvolvimento profissional de cada colaborador. Também integrado na Direção da DUAL, está a coordenação dos RH, que é responsável pela elaboração do plano de formação, levantamento de necessidades de formação e avaliação da formação, atualização dos processos dos colaboradores, análise de satisfação e elaboração e atualização do manual de acolhimento. A organização da qualificação inicial ocorre sob a supervisão do coordenador de qualificação inicial, com o apoio de assistentes administrativas/os. Constituição de turmas, recrutamento de formadores, elaboração de horários e gestão da ocupação das salas de formação, colocação dos formandos nas empresas de apoio à alternância, elaboração e manutenção dos dossiers técnicopedagógicos, elaboração e reprodução de material pedagógico, processamento de pagamentos a formandos e formadores são algumas das tarefas realizadas. Também as reuniões pedagógicas e de avaliação, bem como o acompanhamento junto das empresas de apoio à alternância requerem a presença regular do coordenador. Os cursos de qualificação contínua podem ser ministrados numa empresa (qualificação intraempresa), ou serem frequentados por pessoas em nome individual, ativos empregados e/ou desempregados, ou de diversas empresas (interempresa, vida ativa e formação modular). A sua organização ocorre também sob a supervisão de três coordenadores, um por cada centro, havendo também uma coordenadora a nível nacional. Os coordenadores são apoiados por assistentes administrativas/os. A constituição de turmas, o recrutamento de formadores, elaboração de horários e gestão da ocupação das salas de qualificação, elaboração e manutenção dos dossiers técnico-pedagógicos, elaboração e reprodução de material pedagógico, processamento de pagamentos a formandos e formadores e a avaliação da satisfação de formandos e formadores é da sua responsabilidade. Também as reuniões pedagógicas e de avaliação requerema presença regular do coordenador da qualificação contínua. Os coordenadores são ainda responsáveis pela aquisição de formados para os cursos de qualificação contínua e formação modular e de empresas para realizar cursos de qualificação intraempresa. Em 2017, de forma a ajudar a DUAL a adaptar a sua atividade à realidade das empresas e público em geral, foi criado um Conselho Consultivo, constituído por representantes de empresas alemãs e portuguesas, representativas das áreas em que a DUAL atua. Em reuniões regulares as empresas dão opiniões sobre a atividade da DUAL e o seu funcionamento, o que permite à DUAL ter uma ideia exata do que as empresas precisam em termos de formação e do que as mesmas consideram que é necessário a DUAL melhorar em termos de funcionamento.

Organigrama Funcional da DUAL a 31.12.2021 HJB - Hans-Joachim Böhmer AC - Ana Costa AF - Ana Faria AfS - António Silva AR - Anabela Rodrigues CO - Cátia Oliveira DSS - Daniela Souza Vieira DV - Dulce Vieira EC - Elisa Curado Marques EP - Eunice Parente ES - Elísio Silva EvP - Eva Pereira FL - Fátima Lopes FP - Fátima Pires GF - Graça Fonseca GL - Genita Lopes IF - Isabel Faria IS - Inês Santos JC - Joana Capelinha JoB - Joana Bastos LP - Lídia Pinto MC - Magda Cavaco Sequeira MG - Mónica Gomes MP - Miguel Pedrosa RS - Raquel Sousa SaM - Sandra Modesto SCM - Suzi Cristina Moreno SL - Sónia Lima SoS . Sophia Soares VT - Vera Tavares WZ - Wojtek Zmudzki 3. DADOS ORGANIZACIONAIS: 2018, 2019, 2020 E 2021 18

RELATÓRIO ANUAL DUAL | 2021 19 4.1 Instalações e Equipamentos Tal como nos anos anteriores, ao longo de 2021 a DUAL comprou material pedagógico específico para os cursos de qualificação inicial, formação modular, qualificação intraempresa e interempresa, de forma a permitir aos formandos a aquisição de conhecimentos teórico-práticos de acordo com as mais recentes inovações e desenvolvimentos. Em 2021 destaca-se a compra de novas bancadas para o laboratório de eletrónica da DUAL Lisboa e o início do investimento em novas infraestruturas para a oficina de mecatrónica automóvel de forma a modernizá-la. Na DUAL Portimão continuou-se o investimento na preparação das infraestruturas para o hotel escola e foram adquiridos novos móveis para o restaurante. Na DUAL Porto, a sala de informática foi totalmente reequipada com novos equipamentos. Continuou-se em 2021 a investir na aquisição de material informático para a DUAL Lisboa, Porto e Portimão, de forma a dar resposta às necessidades que surgiram com o teletrabalho e as sessões de formação online. 4 Condições Físicas Durante o mês de agosto, tal como nos anos anteriores, realizaram-se nos três centros DUAL a contínua manutenção e reparação quando necessário, dos espaços e dos equipamentos existentes. 4.2 Sistema Informático Desde 2016 que a DUAL ministra cursos de formação em E-learning, sempre que solicitado pelas empresas, com recurso a uma plataforma digital, HumanLive, que até 01 de novembro de 2020 tinha por base a tecnologia Bigbluebutton e que desde essadatapassou abasear-se na tecnologia Zoom. Esta alteração de tecnologia teve como objetivo melhorar as condições de formação. A tecnologia BigBlubuetton exigia uma capacidade de banda larga muito superior à do Zoom o que fez com que, em várias circunstâncias, de forma a não haver “freezes” durante a formação, os formandos não pudessem ter as câmaras, nem os microfones ligados. Esta situação tornou a função do formador mais difícil, já que estava a dar formação para uma tela preta não percebendo se os formandos estão ou não a perceber a matéria. Algo que é possível de compreender se todos os formandos tiverem as câmaras ligadas. Por outro lado, a comunicação entre formador/formando e formando/formador era menor. Com a tecnologia Zoom esta situação foi totalmente ultrapassada. Em2021, aDUAL, continuoua investirassimnodesenvolvimento/ melhoramento do HumanPortal e da plataforma de E-learning de forma a assegurar que toda a formação apesar de ser em E-learning, fosse o mais semelhante possível à formação presencial. A plataforma digital da DUAL é de fácil acesso para todos os participantes pois, não é necessário instalar nenhum programa no dispositivo (computador, tablet ou smartphone), que os formandos utilizam para participar nas sessões, já que o login se faz através da página da internet da DUAL em www.dual.pt. Há uma ligação direta entre a plataforma HumanLive e o sistema de gestão de formação HumanTrain, que a DUAL utiliza para a gestão, acompanhamento e o registo de toda a atividade formativa, o que facilita a criação de cursos e conteúdos, planificação das sessões, pagamentos a formadores e formandos quando são devidos, inscrição dos formandos, o controlo da assiduidade, pontualidade dos formandos e formadores, entre outras funcionalidades de registo e monitorização das ações/sessões por parte da DUAL. Todos os formadores que colaboram com a DUAL participam numa formação sobre as funcionalidades da HumanLive. No âmbito da formação, recebem um Manual de Formador, um vídeo tutorial https://www.youtube.com/watch?v=-l_ udlYha80&feature=youtu.be onde são explicados todas as funcionalidades e procedimentos da plataforma e um manual sobre a criação dos testes online.

Quando os formadores ministram um curso em E-learning, para além das competências transversais inerentes à função do formador e das competências técnicas relacionadas com a área de intervenção do formador, é-lhes também exigido o domínio das tecnologias e uma postura ágil e aberta, de maior proximidade ao formando, potenciando o desenvolvimento de aptidões como a criatividade e o pensamento crítico. Os formadores têm de ter a capacidade de comunicar e interagir com os formados, dinamizar, gerir relacionamentos, motivar e realizar um acompanhamento e avaliação das atividades de aprendizagem em ambientes online. Por outro lado, é também necessário que os formadores desenvolvam material pedagógico adaptado e adequado ao ensino online. Quando o início de um curso em E-learning é confirmado aos participantes, estes recebem os dados de acesso à plataforma, os requisitos técnicos necessários para participar nas sessões e um Manual de Formando onde são explicadas todas as funcionalidades da HumaLive e quais os procedimentos para a sua utilização. Para os utilizadores retirarem o melhor partido da plataforma deverão possuir em termos de hardware: CPU Dual Core, 2GB memória RAM, colunas de som para ouvir a aula, microfone para poder intervir e webcâmara para ver e ser visto. A ligação à internet, deverá ter uma taxa de download de 1Mb/s e de upload de 0.5Mb/s. Todos os participantes deverão entrar na plataforma pelo browser chrome, firefox ou safari. A Humanlive permite interações e partilhas entre formador e formandos e formandos, com formandos, proporcionando um ambiente de colaboração virtual. Se os formandos tiverem no seu equipamento disponível uma web câmara, microfone e colunas terão uma experiência muito semelhante à formação presencial. A formação é ministrada através de sessões síncronas e assíncronas com fóruns, partilha de documentos para download, com uploads, quer por parte do formador, quer por parte dos formandos quando enviamtrabalhos para o formador. O formador faz um acompanhamento contínuo a todas as atividades que os formandos realizam, verificando os progressos, corrigindo online os trabalhos e exercícios e ajustando a formação à medida que esta se desenrola. A avaliação dos conhecimentos dos formandos é um fator fundamental para avaliar a eficácia da formação e a plataforma da DUAL também permite a elaboração de testes online por parte dos formadores e a sua realização por parte dos formandos, com feedback automático após a realização do teste ou upload da correção por parte do formador, com possibilidades de impressão. As sessões síncronas, decorrememregime de videoconferência/ webconferência, com chat também disponível. Os formandos podem participar e interagir em tempo real com o formador e 4. CONDIÇÕES FÍSICAS 20 até com os outros participantes, colocando as suas questões oralmente ou por escrito no mesmo instante que necessitarem. A plataforma permite a partilha de som, imagem, documentos e ecrã pelo formador e temchat de grupo e individual. O formador temo controle sobre o some imageme pode permitir amudança de moderador dentro da sessão. É possível ter mais de 500 formandos online em simultâneo. Nas sessões assíncronas, os formadores disponibilizam documentação e material de apoio ao estudo (vídeos, power points, exercícios e entre outros), na área da documentação do curso, ou no menu dos trabalhos. Os formandos têm assim possibilidade de cumprir as suas tarefas em horários flexíveis, como download e/ou impressão de documentos, materiais, entre outros. Dentro de um determinado período (durante a formação e até três semanas após o fimda formação), é possível trocar mensagens e informações entre formandos e formador e entre formandos. O formador está disponível, online através do portal para esclarecimento de dúvidas e motivação dos formandos.

RELATÓRIO ANUAL DUAL | 2021 21 A DUAL, em 2021, continuou a utilizar o Humantrain, o sistema informático de gestão da formação que permite uma ligação entre o sistema financeiro e técnico-pedagógico e o Humanportal, a plataforma on-line, com ligação aoHumantrain, que para além da formação em E-Learning com sessões síncronas e assíncronas, permite tambéma gestão da web-page da DUAL, envio de newsletters, inscrições on-line e sua gestão, consulta por parte dos formandos e formadores de horários, notas de avaliação e informações sobre os cursos que estão a frequentar e o preenchimento de questionários de satisfação online. O Humantrain tem como função principal dar apoio técnico aos colaboradores, eliminando o mais possível interfaces e situações de estreitamento. Compila todos os dados da qualificação, a introduzir no local onde são gerados e com possibilidade de serem acedidos e analisados por quem tenha poderes atribuídos pelo administrador de rede, independentemente do local. Incluem-se aqui dados dos formandos, horas de monitoragem, dados dos formadores, volume de qualificação, empresas, custos com formadores, custos com formandos, custos com fornecedores, pautas de avaliação, horários, etc. Gera automaticamente os documentos necessários ao processo técnico-pedagógico. Fornece os dados da execução física e financeira devidamente tratados, bem como os dados estatísticos (número de candidatos, formandos, empresas formadoras, entre outros). Para além destes dois sistemas, os colaboradores da DUAL, também utilizam o: - PHC, Gestão de Recursos de Empresas, Clientes e Sócios, base de dados onde são inseridos os dados dos sócios e das empresas que colaboram com a CCILA em geral, permitindo que esses contactos sejam utilizados na área de qualificação profissional ou na bolsa de contactos; - PHC CS Advanced, programa de gestão financeira interligado com o sistema de gestão da formação física, HumanTrain; - Plataforma SIGO, Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, de onde são emitidos os certificados de formação profissional de todos os cursos; - SGFOR, Sistema de Gestão da Formação do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), onde são registados todos os dados da atividade formativa dos cursos financiados por este instituto ao nível da aprendizagem; - Balcão 2020, sistema onde estão registados todos os dados da atividade formativa dos cursos financiados pelo Portugal 2020, nomeadamente formação modular; - Netemprego, do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), onde são registados todos os dados da atividade formativa dos cursos da modalidade Vida Ativa. Em todos os centros da DUAL ocorreu a manutenção e atualização dos equipamentos informáticos, tanto a nível de hardware como de software. Em 2021, com a continuação em determinados momentos, do Teletrabalho e no seguimento das alterações do ano anterior, continuaram a ocorrer mudanças a nível de servidores e respetivo software, para que os dados ficassem disponíveis mais rapidamente e que as ligações entre os três centros da DUAL e a CCILA se tornassem mais céleres e seguras. Para assegurar esta ligação, também se renegociou com os operadores de telecomunicações de forma a que fosse possível estabelecer novas interligações entre os centros e a CCILA. 4.3 Processo de Seleção de Formandos A seleção dos formandos de qualificação inicial é realizada de forma conjugada utilizando-semétodosmodernos, como testes psicológicos informáticos, assessment centre e entrevistas. As capacidades cognitivas e de raciocínio são avaliadas através de testes psicológicos. Este método é complementado com a observação de aspetos comportamentais reveladores da motivação, autoiniciativa, interesses, capacidade de resolução de problemas e personalidade em assessment centres que são constituídos por uma prova de tomada de decisão e uma prova prática que varia consoante o curso. A entrevista individual alia aspetos individuais que nem sempre se revelam em grupo e que podem ser essenciais na avaliação do candidato. Representantes de empresas têm a possibilidade de participar nos assement centre e escolher o seu aprendiz – pick up your trainee. Representantes de empresas têm a possibilidade de participar nos assement centre e escolher o seu aprendiz – pick up your trainee.

RELATÓRIO ANUAL DUAL | 2021 22 5 Projetos em 2021 5.1 Qualificação Inicial A qualificação profissional inicial realizada pela DUAL assenta no princípio do sistema dual alemão, permitindo que os conhecimentos adquiridos em sala sejam cimentados e testados na prática permanentemente ao longo da qualificação. Este conceito traduz-se na dualidade entre a qualificação teórica e a prática em contexto de trabalho sendo que o peso da qualificação prática é superior à da qualificação teórica. As empresas são responsáveis pela qualificação prática e a DUAL realiza a qualificação teórica nos seus Centros. A elevada taxa de empregabilidade dos formandos, 95% em 2021, em virtude da reconhecida qualidade da qualificação e da estreita relação com as empresas formadoras e o fato dos cursos estarem direcionados para áreas específicas, preenchendo lacunas detetadas pelas empresas com técnicos qualificados, que não só têm as competências necessárias ao desempenho da função, como também já conhecem a cultura da empresa e os procedimentos de trabalho, são alguns dos fatores que contribuem para o sucesso da DUAL. Em 2021 e no âmbito do acordo de colaboração estabelecido entre o Governo Português e o Governo Alemão, já no ano anterior, na área da Formação Profissional e no qual a DUAL teve um papel ativo no seu desenvolvimento, continuou-se a desenvolver o projeto “Coordenadores” que tem como objetivo apoiar através da formação contínua esta função nos diferentes sistemas de formação profissional português. Ao nível da qualificação inicial, em 2021: - Candidataram-se 531 jovens aos cursos de qualificação inicial; - 336empresas receberamformandos dos cursos dequalificação inicial; - Estavam em funcionamento 53 turmas; - Os cursos de qualificação inicial foram frequentados por 932 formandos existindo no final do ano 845 formandos em qualificação; - Registaram-se 806 535 horas de volume de formação, mais 12,5% do que no ano anterior; - 192 jovens qualificados ficaram disponíveis para o mercado de trabalho; - Apesar da situação pandémica, ocorreram vários eventos que contaram com a participação de todos os formandos, mesmo que virtualmente, como a entrega de Diplomas, o Open Day da DUAL (evento Híbrido), Dias Culturais 2021 e sempre que possível, presencialmente os formandos da DUAL Portimão participaram em vários eventos solidários; - Os formandos da DUAL Portimão, participaram no concurso “Mise en Place de Natal; - Devido à situação pandémica, os formandos da Qualificação Inicial continuaram em situações pontuais, principalmente de isolamento, a terem formação em regime de E-learning, com

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