CET'S

Informação Detalhada

Investe no teu futuro numa das áreas com maior empregabilidade em Portugal e na Europa!!

O curso de Técnico/a Especialista em Gestão Hoteleira e Alojamento qualifica profissionais para o exercício de funções técnicas e de coordenação em unidades de alojamento turístico, promovendo a qualidade, segurança e excelência do serviço.

Ao concluires a formação, estarás preparado(a) para dirigir, coordenar e supervisionar operações nas principais áreas de um alojamento hoteleiro:

  • Portaria e receção
  • Serviço de andares e quartos
  • Lavandaria e rouparia
  • Organização de eventos e apoio às vendas

Principais tarefas

  • Gestão de equipas e acompanhamento de resultados financeiros;
  • Coordenação, supervisão e organização de serviços, assegurando elevados padrões de qualidade e foco no cliente;
  • Identificação e prevenção de riscos, garantindo a segurança dos serviços prestados ao cliente; 
  • Implementação de medidas corretivas de gestão, com vista à otimização de recursos e aumento da rentabilidade;
  • Definição de políticas orientadas para diferentes perfis de clientes;
  • Gestão eficaz de reclamações e sugestões, promovendo a satisfação e fidelização dos hóspedes.

Objetivos

  • Requalificação e reconversão profissional;
  • Melhorar o desempenho profissional e adptar-se às novas exigências do mercado;
  • Reforçar a qualificação técnica e profissional.

Funcionamento das aulas:

  • Formação em B-learning, regime misto - presencial nas instalações da DUAL Portimão e online através da plataforma de formação da DUAL que utiliza tecnologia Zoom;
  • Formação teórica de 13.10.2025 a 29.05.2026
  • Formação prática em contexto de trabalho de 01.06 a 30.09.2026
  • Pausa letiva de 15.08 a 31.08.2026
  • 2ª a 6ª feira das 09h00 às 17h00

Avaliações:

  • Contínua quer na qualificação teórica, quer na prática na empresa;
  • Avaliação final.

Apoio à Qualificação:

  • Bolsa de Qualificação - 261,25€/mês;
  • Subsídio de Refeição (igual ao da função pública);
  • Subsídio de Transporte (no valor do passe);
  • Seguro de acidentes pessoais.

Principais Vantagens do Curso:

  • Não há limite de idade à participação na formação;
  • Forte componente prática - o conteúdo do curso privilegia a aplicação dos conhecimentros em contexto real de trabalho facilitando a integração no mercado de trabalho;
  • Facilidade de transição para o ensino superior - considerando o protocolo com o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes os formandos têm acesso e equivalência a várias unidades curriculares da Licenciatura em Gestão do Turismo.

Documentação Necessária:

Para efetivar a inscrição é necessário entregar a seguinte documentação:

  • Cópia do certificado de habilitações (12º ano);
  • Cópia do cartão de cidadão ou autorização de residência;
  • Fotografia;
  • Comprovativo de morada;
  • IBAN.
  Data 13 outubro 2025

  Local B-learning - Portimão

  Plano de Formação Clique Aqui

 Horário 2ª a 6ª feira das 09h00 às 17h00 | Pausa letiva de 18.08 a 31.08.2026

 Requisitos
Adultos com idade igual ou superior aos 18 anos que: - Concluiram o 12º ano ou equivalente; - Concluiram uma formação de nível 5 ou grau superior e pretendam uma reconversão profissional; - Estejam a frequentar uma modalidade de formação de nível secundário ou um processo de RVCC. A obtenção da qualificação ficará condicionada à conclusão, com aproveitamento, do nível secundário, seja através de uma modalidade de educação e formação, seja por via do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC); - Admissões excecionais para menores de 18 anos, medidante aprovação da DGEstE.

 Certificação
Formação pós-secundário de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ). Diploma de Qualificação Profissional / Certificado de Qualificações e registo de competências adquiridas no Passaporte Qualifica. Diploma profissional alemão, da sede das Câmaras de Comércio Alemãs (D.I.H.K).

 Saídas Profissionais
O Técnico/a Especialista em Gestão Hoteleira e Alojamento possui uma qualificação de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) e está habilitado/a a desempenhar funções de natureza técnica e de coordenação em diferentes áreas da hospitalidade. A formação combina competências operacionais com conhecimentos de gestão e organização, o que aumenta significativamente as oportunidades no mercado de trabalho. Áreas e locais onde pode trabalhar: 1. Unidades Hoteleiras: hotéis, resorts e estâncias termais, pousadas, hostels, pensões, empreendimentos de turismo rural ou local, aparthoteis e residenciais. Desempenhando funções de técnico/a ou assistente de direção de alojamento, responsável de andares, chefe de receção ou rececionista sénior, coordenador/a de reservas ou de front office, técnico/a de gestão de pisos e lavandaria, supervisor/a de serviços de acolhimento e atendimento ao cliente. 2. Empresas de Alojamento Turístico não Tradicional: alojamento local (AL), gestão de short-term rentals e plataformas de intermediação turística como Airbnb e Booking. Desempenhando funções como gestor/a de operações de AL, coordenador/a de check-in/check-out e manutenção, técnico/a de apoio ao cliente e gestão de reclamações, responsável por limpeza e reabastecimento de unidades. 3. Empresas de Gestão e Consultoria em Hotelaria: consultoras de turismo e hotelaria, empresas de auditoria e qualidade de serviço e outsourcing de serviços de housekeeping ou receção. Desempenhando funções como técnico/a de apoio à implementação de procedimentos, auditor/a de qualidade e serviço ao cliente, assistente de projeto em reestruturação ou melhoria de processos. 4. Turismo Corporativo e Eventos: unidades com oferta MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), agências de eventos e operadores turísticos, centros de congressos, casinos ou parque temáticos. Desempenhando funções como coordenador/a de alojamento de grupos, responsável logístico de estadias, técnico/a de apoio a eventos em hotelaria. 5. Empresas de Cruzeiros e Hotelaria Flutuante Este curso forma profissionais com competências técnicas, operacionais e de supervisão, valorizados especialmente pela sua capacidade de gerir equipas, planear serviços de alojamento e aplicar normas de qualidade e hospitalidade.

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