A indústria hoteleira e o turismo no Algarve enfrentam desafios significativos, justificando, cada vez mais, uma abordagem que priorize a sustentabilidade em termos macros, que englobe a parte ambiental, financeira, mas também o capital humano.
" />A indústria hoteleira e o turismo no Algarve enfrentam desafios significativos, justificando, cada vez mais, uma abordagem que priorize a sustentabilidade em termos macros, que englobe a parte ambiental, financeira, mas também o capital humano. Num esforço para encarar esses desafios, a DUAL, o departamento de qualificação profissional da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã e a AHETA, a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, uniram forças para organizar o seminário Hotelaria e Turismo na Região do Algarve - Desafios Futuros. O evento, que ocorreu na parte da manhã do dia 19 de outubro, nas instalações da AHETA em Albufeira, reuniu uma audiência diversificada, incluindo profissionais da indústria e empresários do barlavento e sotavento algarvio.
Os desafios da sustentabilidade na Hotelaria e no Turismo
O primeiro dos dois painéis que constituíram o evento, teve como foco a necessidade de adotar práticas ambientalmente responsáveis na hotelaria e no turismo. Ivo Faria, responsável pelo Algarve Circular Lab, foi o responsável pela introdução e deu o mote para a discussão, destacando a importância da gestão eficiente de energia, minimização de resíduos, preservação da biodiversidade e redução do consumo de água. A implementação de certificações de sustentabilidade e a formação dos colaboradores sobre a importância da preservação ambiental, emergiram como estratégias vitais para garantir um turismo sustentável a longo prazo na região.
A necessidade de diferenciar o Algarve como um destino comprometido com a sustentabilidade, foi enfatizada, uma vez que este facto pode ser fator diferenciador na escolha do Algarve como destino turístico. A discussão que se seguiu, moderada por Hélder Martins (Presidente da AHETA), contou ainda com os preciosos contributos e partilha de práticas de Pedro Pisa (Zoomarine), Maribel Sequeira (Jupiter Hotel Group), Eduardo Caetano (Portimar DMC) e André Matos (Vila Vita Parc).
A importância do capital humano no Turismo
O segundo painel teve como objetivo sublinhar a importância do investimento na qualificação dos profissionais do setor.
A CCDR Algarve, através do secretário técnico do Programa Regional Algarve 2030, António Travassos, partilhou com a audiência as linhas estratégicas definidas no RIS3 da região, bem como os financiamentos planeados para fazer face aos desafios que a região enfrenta, nomeadamente no que concerne à qualificação dos recursos humanos.
A mesa-redonda, moderada por Elísio Silva (DUAL), contou com a presença de Madalena Feu (Delegada Regional do IEFP, IP), que apresentou os vários apoios que estão disponíveis para as empresas, quer para o recrutamento, quer para formação dos seus colaboradores. Bruno Nunes (Minor Hotels), Ana Cristina Rodrigues (Highgate Portugal) e Bruno Correia (CDB Resorts), partilharam os desafios que a gestão de recursos humanos apresenta atualmente na hotelaria da região. A importância da valorização do ambiente de trabalho e a promoção do bem-estar das pessoas, foram ainda apontadas como elementos fundamentais para a oferta de serviços de alta qualidade. Ficou patente que o bem-estar e a satisfação dos profissionais são aspetos críticos para garantir a qualidade e o sucesso do setor no Algarve.
Os trabalhos foram encerrados por André Gomes, Presidente da Região de Turismo do Algarve, que referiu a importância da realização deste tipo de eventos, enquanto plataformas de partilha de ideias e boas práticas e de incentivo para o estabelecimento de parcerias entre os diversos intervenientes.
O Seminário “Hotelaria e Turismo na Região do Algarve - Desafios Futuros” contribuiu para uma compreensão mais profunda dos desafios, mas também das oportunidades que se colocam ao setor, na região do Algarve, bem como para uma visão renovada sobre a importância da colaboração conjunta para garantir um futuro sustentável.