Na DUAL, mais do que a conquista, importa o percurso. Na 4ª feira, dia 20, foi dia de celebrar e premiar o percurso: realizou-se a Cerimónia de entrega de diplomas aos jovens formandos do Porto que terminaram os cursos no ano de 2024.
A Cerimónia é sempre um momento emocionante e muito querido pela comunidade DUAL.
Numa mesa-redonda com representantes das várias valências que suportam a formação DUAL, refletimos como são importantes as aprendizagens significativas para um jovem que pretende viver a sua vida ao leme dela mesma – como decisor e autor das suas escolhas. Trocaram-se memórias e experiências em jeito de conselhos para os recém-diplomados. A conversa permitiu, ainda que em poucos minutos, sentir a verdadeira triangulação DUAL – formação teórica – formação prática e formando.
Triangulação que esteve extremamente bem representada por: Bruno Santos, ex-formando de Técnico de Mecatrónica Automóvel (empresa: CAM); Avelino Ferreira, ex-formando de Técnico de Mecatrónica Automóvel (empresa: ACRV); Roberta Reis, ex-formanda Técnico de Apoio à Gestão, entre 2012 e 2015 (estagiou e trabalha na Schmitt - Elevadores, Lda); Odete Freitas, formadora de Português e Inglês; Joana Paupério, representante empresa Visionary Motion - Academia Automóvel. O momento foi moderado por Ana Saldanha – Coordenadora QI Dual Porto e Elísio Silva – Diretor DUAL.
A Cerimónia contou com a presença e participação do Exmo. Subdelegado Regional do Norte do IEFP – Dr. José Pedro Machado, que sublinhou o sucesso e a importância do trabalho articulado entre a DUAL e o IEFP, referindo que a mesa-redonda a que acabava de assistir transmitia a qualidade do trabalho formativo que distingue a entidade.
O ponto alto do evento começou por distinguir os premiados no Campeonato das Profissões – Euroskills’24 perante toda a comunidade DUAL: Rafael Monteiro que recebeu a medalha de prata na profissão de Eletrónica; Tiago Amaral que recebeu a medalha de bronze na profissão de Eletrónica e Gonçalo Vaz, distinguido pela medalha de excelência na profissão de Tecnologia Automóvel (Mecatrónica). Homenagearam-se igualmente, perante uma ovação geral dos formandos, os jurados/formadores José Soares e Manuel Álvaro.
De seguida, os formandos das cinco turmas finalistas:
receberam individualmente o seu diploma envolvido por beijos, abraços e votos de muito sucesso pelos constituintes da mesa-redonda.
Antes de terminar o evento, houve lugar a um porto d’honra de convívio e festejo do percurso que culminou.
Parabéns a todos os diplomados! A DUAL continua a sua missão com mais 83 motivos de orgulho e conta com todos para pertencer ao seu clube de ex-formandos.